Advertisement

Sikorsky entrega o 5000º helicóptero UH-60 Black Hawk

5000º helicóptero Black Hawk foi entregue pela Sikorsky ao Exército dos EUA. Foto: Sikorsky.

Na sexta-feira (20) a Sikorsky Aircraft Corporation, parte da Lockheed Martin, entregou o 5000º helicóptero Black Hawk de produção. O UH-60M será operado pelo Exército dos Estados Unidos, cliente lançador do icônico modelo. 

“A Sikorsky, como empresa, foi forjada pelo Black Hawk”, disse o presidente da Sikorsky, Paul Lemmo. “O Black Hawk e suas variantes cumprem a missão quando a confiabilidade e o desempenho não são negociáveis. As aeronaves continuam a demonstrar sua versatilidade e prontidão com os mais recentes avanços tecnológicos e investimentos contínuos dos EUA e do mundo na aeronave”.

O Black Hawk surgiu na década de 1970 em resposta a um requisito do Exército dos EUA, que buscava um substituto para o lendário UH-1 Huey. Os protótipos YUH-60 disputaram a licitação com o YUH-61 da Boeing-Vertol, mas o Black Hawk sagrou-se o vencedor. Hoje, o Exército dos EUA é o maior operador do S-70 (como o modelo é chamado pela Sikorsky), com 2.135 aeronaves. 

O modelo se consagrou como uma plataforma robusta, confiável e versátil, capaz de operar em condições extremas, recebendo atualizações e modificações para se manter relevante e cumprir as mais variadas missões. O Black Hawk e suas variantes estão em operação em mais de 35 países, incluindo o Brasil, que opera o modelo nas suas três forças armadas. 

Helicóptero H-60L Black Hawk FAB Manaus Portões Abertos Domingo Aéreo
Helicóptero H-60L da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap

A força de trabalho altamente qualificada e experiente da Sikorsky fabrica a última geração de aeronaves Black Hawk construídas em Stratford, e há uma alta demanda internacional pelo Sikorsky S-70 Black Hawk, fabricado pela instalação PZL Mielec da Lockheed Martin na Polônia. 

“Por mais de 40 anos, o Black Hawk apoiou notavelmente os soldados em todas as principais operações de contingência que o Exército executou”, disse o coronel Calvin Lane, gerente de projetos de helicópteros utilitários do Program Executive Office Aviation. 

Saiba mais: S-70 Firehawk: o Black Hawk bombeiro

Lockheed Martin Sikorsky UH-60M Black Hawk helicópteros US Army
Sikorsky UH-60M do Exército dos EUA. Foto: Staff Sgt. Richard Wrigley

“Embora o helicóptero tenha estado por aí por mais tempo do que a maioria dos soldados que ele agora suporta, o Exército planeja que ele esteja na linha de frente por mais 40 anos e além. E todos que contribuem de alguma forma para a entrega desta aeronave, contribuem diretamente para fornecer capacidade de combate que protege os soldados e ajuda o Exército a cumprir sua missão.”

À medida que as aeronaves Future Vertical Lift do Exército dos EUA estão em campo, o Black Hawk continuará sendo a plataforma de assalto aéreo tático fundamental e a aeronave utilitária do Exército dos EUA. Os esforços de modernização que melhoram a disponibilidade e a confiabilidade do helicóptero  ao reduzir os custos operacionais diretos incluem:

  • Uma Abordagem Modular de Sistemas Abertos que permite a integração rápida de tecnologias emergentes para manter a relevância em operações futuras, aumentando o alcance, capacidade de sobrevivência, letalidade e sustentação;
  • Motor de turbina aprimorado para aumentar a capacidade de elevação e o alcance;
  • Sistemas Avançados de Gestão de Veículos Digitais que suportam Ambiente Visual Degradado e operações automatizadas; e
  • Ferramentas digitais, incluindo análises preditivas que reduzem o tempo de inatividade da aeronave e os custos de manutenção.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Black Hawk, Exército dos EUA, Sikorsky, usaexport