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Bell V-280 é escolhido pelo Exército dos EUA para substituir o UH-60 Black Hawk

Um dos mais importantes helicópteros de combate da história, o Sikorsky UH-60 Black Hawk, está com os dias contados. O Exército dos EUA (US Army), principal usuário do modelo, selecionou ontem (05) o Bell V-280 Valor como seu substituto. 

A aeronave tiltrotor, o mesmo tipo do Bell V-22 Osprey, ganhou o contrato para o projeto Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA). Lançando em 2019, o programa busca um substituto para o UH-60 Black Hawk, principal helicóptero utilitário dos EUA, que possui mais de 2300 unidades em operação desde 1979. 

O Black Hawk em si substituiu o UH-1 Iroquois/Huey e se tornou uma das aeronaves símbolo dos Estados Unidos. Ao longo dos anos foi recebendo uma série de atualizações e modificações para atuar em diversos campos, tornando-se notório por características como resistência, robustez e confiabilidade, além do sua ampla implantação em quase todos os cenários de conflito onde os EUA participaram. 

Ainda assim, tudo tem seu fim e o Black Hawk eventualmente terá o seu, com o US Army já tendo o substituto em mente. O V-280 da Bell superou o Sikorsky-Boeing SB-1 Defiant, cujo design base veio do programa Sikorsky X-2.

Lockheed Martin Sikorsky UH-60M Black Hawk helicópteros US Army
Sikorsky UH-60M Black Hawk. do Exército dos EUA. Foto: Staff Sgt. Richard Wrigley

Segundo o The War Zone, o contrato inicial de US$ 232 milhões não cobre nenhuma aeronave mas sim o design final do V-280, obtido através dos cinco anos de testes com o protótipo. O contrato final, esse sim com aeronaves inclusas, chega a US$ 1,2 bilhão, subindo a US$ 7 bilhões para o início da produção, de acordo com o major-general Robert Barrie, oficial executivo do programa de aviação do Exército.

Barrie não deu detalhes sobre os motivos que levaram o Exército a selecionar o V-280, afirmando que a decisão se resumia a uma “proposição de melhor valor”. Ainda segundo o oficial, “melhor valor é entendido no sentido mais verdadeiro de que foi uma análise abrangente de uma variedade de fatores. Ninguém realmente conduziu essa decisão. Então, se você olhar amplamente em um nível muito alto, os fatores são variáveis ​​e desempenho, custo e cronograma, todos foram considerados.”

A Sikorsky-Boeing ainda tem alguns dias para pedir uma reunião com os oficiais do Exército e entender os motivos por trás da seleção do V-280 Valor. Se desejarem as empresas ainda podem apelar da decisão, que seria então avaliada pelo Escritório de Responsabilidade do Governo (GAO). 

“Continuamos confiantes de que o Defiant X é a aeronave transformacional que o Exército dos EUA precisa para cumprir suas missões complexas hoje e no futuro. Avaliaremos nossos próximos passos depois de analisar o feedback do Exército”, disseram as empresas. 

SB-1 Defiant, que perdeu a disputa para o V-280
SB-1 Defiant, que perdeu a disputa para o V-280. Foto: Sikorsky- Boeing

O V-280 fez seu primeiro voo e 2017 e desde então acumulou mais de 200 horas em testes, atingindo metas ambiciosas impostas pelas equipes de avaliação do US Army. Enquanto o Valor concluiu os voos em 2021, o projeto SB-1, ainda em testes, esbarrou em problemas de desenvolvimento na transmissão e nas pás dos rotores, feitas em materiais compósitos. 

O Valor deve começar a substituir o UH-60 Black Hawk em meados de 2030. A aeronave pode atingir os 520 km/h e transportar 14 soldados plenamente equipados.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias

Tags: Black Hawk, Exército dos EUA, usaexport, V-280