Aeronave AT-802 do CBMMT. Foto: Márcio Cavaletti/Câmara Municipal de Sorriso.

Foi ativada na segunda-feira (26) a Base Aérea de Sorriso (MT), em solenidade que teve a presença do Prefeito Ari Lafin, vereadores e demais autoridades. Segundo a Câmara Municipal, a base será usada durante a Temporada de Incêndios Florestais – TIF 2021. 

Sorriso irá resguardar o bioma da Amazônia e a ação será realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em conjunto com a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil do Estado. O objetivo é atuar no combate aos incêndios florestais. 

Foto: Márcio Cavaletti/Câmara Municipal de Sorriso.

TIF – A Temporada de Incêndios Florestais (TIF) – fase de resposta, acontece anualmente iniciando em meados de junho e findando em meados de novembro. Esse período é assim denominado por compreender a época do ano em que as condições climáticas de baixa umidade do ar e altas temperaturas favorecem o surgimento de incêndios nos três biomas de Mato Grosso; cerrado, floresta Amazônica e Pantanal.

Foto: Márcio Cavaletti/Câmara Municipal de Sorriso.

A TIF apresenta um ciclo permanente de quatro principais fases: prevenção, que se mantém ativa em paralelo com as demais fases da temporada; preparação, que é marcada pelas especializações oferecidas aos bombeiros militares e brigadistas municipais; resposta, composta pela operacionalização dos trabalhos e por fim a fase da responsabilização, que é quando são realizados os trabalhos de fiscalização e perícias de incêndios florestais.

Foto: Márcio Cavaletti/Câmara Municipal de Sorriso.

Via Câmara Municipal de Sorriso. 

DEIXE UMA RESPOSTA