A Southwest aposentou recentemente 18 aviões da linha 737-300, conhecidos também como Classic, da sua frota. Esse é mais um esforço da companhia aérea Low Cost norte-americana para substituir até o final de setembro toda a sua frota de aeronaves da linha 737 Classic por aviões mais modernos e econômicos, como o 737 NG e o 737 MAX.

E para não deixar literalmente um “buraco” em sua frota que tem atualmente 715 aeronaves, a Southwest pretende colocar 10 aviões 737 MAX 8 na sua frota até o fim de outubro deste ano, terminando o ano com 14 aeronaves desse tipo em sua frota. A primeira aeronave da Southwest já está pronta há muitos meses e foi usada até para testes de validação do MAX.

Foto – Southwest

Na frota da Southwest o Boeing 737 MAX 8 substituirá o 737 Classic, visto que a nova aeronave da Boeing é comparável em consumo de combustível aos antigos 737 que a Southwest opera atualmente, mas o 737 MAX leva até 175 na configuração da companhia americana, em comparação com o 737-300, que leva 137 na mesma configuração de espaço.

Com maior disponibilidade de assentos e consumo melhor, a companhia aérea pode aumentar ainda mais seus ganhos por voo, permitindo também obter preços competitivos, já que o custo por assento é menor. Com a substituição a Southwest planeja lucrar US$ 200 milhões a mais em 2017, mesmo pagando US$60 milhões de multa para quebrar os contratos de leasing. O primeiro 737 MAX 8 da Southwest está previsto para ser entregue até o final do mês.

Foto – Southwest

Na foto acima um Boeing 737 MAX 8 nas cores da Southwest.

A Southwest planeja operar o primeiro voo com o 737 MAX a partir de 1º de outubro, com o voo inaugural saindo de Dallas (Love Field) para Houston (Hobby), e decolagem prevista para às 07h. O segundo voo será operado entre Houston e San Antonio, com decolagem às 08h55. O terceiro voo no dia 01/10 será entre San Antonio e Dallas, com decolagem às 10h40.

Esse voo é muito semelhante ao primeiro voo do 737-200 da Southwest em 18 de junho de 1971, naquela época novidade na companhia. O primeiro voo do 737-200 na frota da companhia foi de Dallas para Houston, porém pousou no Houston Internacional Airport.

A Southwest tem 200 encomendas para o 737 MAX, sendo 170 para o 737 MAX 8 e 30 para o 737 MAX 7.