Sukhoi já cumpriu 16 voos com o novo motor do Su-57

Decolagem de um SU-57. Foto - Reprodução/UAC

O Sukhoi Su-57, o mais novo caça de 5ª geração da Rússia, está avançando nos testes com o novo motor Izdeliye-30, que “habilita” novas funções para o vetor de nova geração dos russos.

Recentemente o 16º voo com dois motores desse modelo foi completado pelo caça, onde o sistema de vetoração foi testado pelo piloto, juntamente com algumas funções que devem funcionar mesmo com carga G negativa.

Uma curiosidade é que a Sukhoi optou por usar um motor da geração passada noas primeiros protótipos, juntamente com o Saturn Izdeliye-30.

Motor Saturn Izdeliye-30, uma de suas diferenças na parte externa, para a geração anterior, é a presença do serrilhado na tubeira direcional do motor. Outras características foram alteradas internamente.

O motor instalado no caça é o Saturn Izdeliye-30, que já uma versão atualizada do antigo motor Izdeliye-117, este usado no Sukhoi Su-35.

O novo motor é mais potente e eficaz, permitindo assim que o Su-57 mantenha um voo supersônico por mais tempo sem gastar muito combustível, tal tecnologia é chamada Super Cruise, que mantém o voo supersônico por um tempo sem a necessidade dos pós-combustores. A tecnologia não é apenas encontrada nos caças de 5º geração, mas também na 4º geração ++ como, por exemplo, o Suhkoi Su-35 e o Saab Gripen NG.

Entre as capacidades do Su-57 está a possibilidade de voar por 5 horas e meia com somente um tanque de combustível e com armamento, a detecção de alvos a 400 quilômetros de distância, além da capacidade de atingir 16 alvos simultaneamente usando mísseis guiados por laser que se comunicam com o computador interno da aeronave.

Ele é um caça multiuso projetado para os papéis de superioridade aérea e ataque ar-ar. O avião está planejado para ter capacidades de super-cruzeiro, não detecção por radares, super-capacidade de manobra até em Mach 2 e aviônicos avançados para superar a 4ª geração de caças.


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