Advertisement

Super Tucano das Filipinas é vigiado por caças chineses durante exercício

Embraer A-29 Super Tucano das Filipinas. Foto: Força Aérea das Filipinas.

Um Embraer A-29 Super Tucano da Força das Filipinas (PAF) foi “cercado” por pelo menos dois aviões de caça J-11 da China durante um exercício bilateral no último domingo (26). Durante 15 minutos a dupla de jatos chineses orbitou o turboélice filipino, mas sem se aproximar muito.

A ação da Força Aérea Chinesa (PLAAF) aconteceu durante um treinamento entre Filipinas e Austrália, sobre o Mar das Filipinas Ocidental, dentro da Zona Econômica Exclusiva do país. 

Em entrevista, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas das Filipinas, Romeo Brawner, disse à CNN que o A-29 que voava sozinho, foi orbitado por dois caças J-11 (versão chinesa do Sukhoi Su-27 Flanker russo) sobre o recife Hubo, no arquipélago de Kalayaan.

Apesar da presença dos aviões da China, os militares filipinos conseguiram concluir a missão. Brawner disse que nenhuma interferência eletrônica ou de rádio foi detectada. A ação foi gravada por um dos tripulantes do Super Tucano, conforme o vídeo abaixo. 

O sobrevoo dos J-11 em meio ao exercício reforça a posição de Pequim, que reivindica a região inteira como sua. Para combater esse posicionamento, diversos países realizão voos e navegações com aeronaves e navios militares na área, reforçando a condição de águas internacionais. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-29 Super Tucano, China, Filipinas, usaexport