Advertisement

TAI Hurjet, novo jato de combate turco, começa testes de solo

Mais novo avião de combate da Turquia, TAI Hürjet acionou seu motor F404 pela primeira vez. Primeiro voo está previsto para março de 2023.

O mais novo avião de combate da Turquia, o Turkish Aerospace Industries (TAI) Hürjet, iniciou a fase de testes em solo com o primeiro acionamento do motor. Desenvolvido com recursos próprios da fabricante, o projeto do jato tem participação brasileira da Akaer e será usado como jato de treinamento, caça e ataque leve. 

O vídeo, divulgado nesta quinta-feira (02) pelo governo turco, mostra o primeiro protótipo do Hürjet, em sua configuração de treinamento (AJT), sendo rebocado, preparado e acionando o motor pela primeira vez. Também é possível observar um display panorâmico, similar ao encontrado em caças modernos como o F-35 Lightning II e F-39 Gripen. 

O avião será impulsionado pelo turbofan norte-americano General Electric F404-GE-102. Mesmo modelo usado no Saab JAS-39 Gripen e F/A-18 Hornet, o F404 vai levar o Hürjet à velocidades na casa de Mach 1.4.

O acionamento do “coração do avião” marca o início da fase de testes em solo, antecipando o primeiro voo, previsto para meados de março.Ainda está prevista a produção de quatro protótipos: dois para testes em voo e dois estáticos, para testes de integração, fadiga e estresse estrutural e demais avaliações. 

O programa de desenvolvimento da aeronave se iniciou em 2017, com financiamento da própria TAI. Mais tarde a companhia brasileira Akaer foi selecionada pela empresa da Turquia para participar do projeto da aeronave. 

TAI Hürjet terá display panorâmico, equipamento encontrado em caças modernos como F-35 e F-39.
TAI Hürjet terá display panorâmico, equipamento encontrado em caças modernos como F-35 e F-39.

A Akaer atua no “detalhamento do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações de sistemas da fuselagem traseira, partes da fuselagem central e instalações das empenagens do Hürjet.”

“O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa, aviação executiva e civil, atendendo à grandes OEM’s como Embraer e Saab”, diz o VP de Operações (COO) da Akaer, Fernando Ferraz

Mock-up do Hürjet, novo jato de treinamento avançado e ataque da Turquia. Brasileira Akaer participa do projeto. Foto: TAI.
Mock-up do Hürjet, novo jato de treinamento avançado e ataque da Turquia. Brasileira Akaer participa do projeto. Foto: TAI.

“A nossa história de sucessos em programas semelhantes e uma equipe capacitada, nos permite assumir compromissos e vencer os desafios técnicos cumprindo os cronogramas estabelecidos.”

O pequeno monomotor está sendo projetado para substituir os Northrop T-38 Talon na função de treinador avançado supersônico, e os F-5 usados pela equipe de demonstração Turkish Stars. Em sua versão de combate, o Hürjet deve complementar os F-16 Viper da Força Aérea Turca, atuando em operações de ataque e apoio aéreo aproximado.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: TAI Hürjet, Turquia, usaexport