O mais novo avião de combate da Turquia, o Turkish Aerospace Industries (TAI) Hürjet, iniciou a fase de testes em solo com o primeiro acionamento do motor. Desenvolvido com recursos próprios da fabricante, o projeto do jato tem participação brasileira da Akaer e será usado como jato de treinamento, caça e ataque leve.
O vídeo, divulgado nesta quinta-feira (02) pelo governo turco, mostra o primeiro protótipo do Hürjet, em sua configuração de treinamento (AJT), sendo rebocado, preparado e acionando o motor pela primeira vez. Também é possível observar um display panorâmico, similar ao encontrado em caças modernos como o F-35 Lightning II e F-39 Gripen.
O avião será impulsionado pelo turbofan norte-americano General Electric F404-GE-102. Mesmo modelo usado no Saab JAS-39 Gripen e F/A-18 Hornet, o F404 vai levar o Hürjet à velocidades na casa de Mach 1.4.
O acionamento do “coração do avião” marca o início da fase de testes em solo, antecipando o primeiro voo, previsto para meados de março.Ainda está prevista a produção de quatro protótipos: dois para testes em voo e dois estáticos, para testes de integração, fadiga e estresse estrutural e demais avaliações.
O programa de desenvolvimento da aeronave se iniciou em 2017, com financiamento da própria TAI. Mais tarde a companhia brasileira Akaer foi selecionada pela empresa da Turquia para participar do projeto da aeronave.
A Akaer atua no “detalhamento do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações de sistemas da fuselagem traseira, partes da fuselagem central e instalações das empenagens do Hürjet.”
“O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa, aviação executiva e civil, atendendo à grandes OEM’s como Embraer e Saab”, diz o VP de Operações (COO) da Akaer, Fernando Ferraz
“A nossa história de sucessos em programas semelhantes e uma equipe capacitada, nos permite assumir compromissos e vencer os desafios técnicos cumprindo os cronogramas estabelecidos.”
O pequeno monomotor está sendo projetado para substituir os Northrop T-38 Talon na função de treinador avançado supersônico, e os F-5 usados pela equipe de demonstração Turkish Stars. Em sua versão de combate, o Hürjet deve complementar os F-16 Viper da Força Aérea Turca, atuando em operações de ataque e apoio aéreo aproximado.
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