O TAI TF-X será oficialmente apresentado ao público em março, disseram autoridades turcas no domingo (08). Também chamado MMU (Milli Muharip Uçak – Aeronave de Combate Nacional), o jato stealth é o primeiro avião de caça produzido no país, que busca cada vez mais independência na produção de armas nacionais.
Ainda ontem a Agência de Defesa da Turquia publicou uma foto da aeronave na linha de montagem, já com o radome e motores instalados. O jato recebeu um par de motores turbofan General Electric F110, o mesmo do caça F-16 (amplamente usado pela Turquia).
Milli Muharip Uçak… pic.twitter.com/lnBl8cH5HK
— Turkish Defence Agency (@tdefenceagency) January 8, 2023
O roll-out do TF-X/MMU está previsto para 18 de março de 2023. Além disso, o caça de 5ª geração da Turquia também voará mais cedo que o esperado. O primeiro voo da aeronave estava prevista apenas para 2025, mas foi adiantado para o final deste ano.
“Seu primeiro voo estava previsto para 2025. Ele voará no final de 2023. Pronto, ele voará. Instalamos todos os seus sistemas. Não há vazamentos”, disse o Dr. Temel Kotil, Gerente Geral da TAI/TUSAS. “Eu não sabia que o ano passado (em termos de MMU) seria tão bem-sucedido”, conclui Kotil
O programa do TF-X foi lançado em 2010, pouco depois que o governo da Turquia decidiu projetar e construir um caça de 5ª geração nacional para substituir a frota local de caças F-16, a 2ª maior do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos.
The First Flight of the TF-X Stealth Fighter Jet This Year!
“The first flight was scheduled for 2025. It will fly at the end of 2023 and it will fly. We installed all of its systems. There are currently no leaks.”
— prof. Dr. Temel Kotil (CEO @TUSAS_TR) pic.twitter.com/yjesAiopFd
— Tugay Er (@er_tugay_) January 9, 2023
O programa foi amplamente acelerado em 2019 quando a Turquia foi removida do programa do caça F-35 norte-americano, por adquirir mísseis antiaéreos russos do sistema S-400.
Assim como seu equivalente norte-americano, o F-22 Raptor, o TF-X também será bimotor. Os turbofans F110, no entanto, só serão usados nos protótipos ou modelos de produção inicial, já que a Turquia está desenvolvendo um motor mais potente e avançado para o caça.
O MMU terá 21 metros de comprimento, 14m de envergadura e 6m de altura, com capacidade para atingir ultrapassar os 2400 km/h (Mach 2.2) em grande altitude. A aeronave também terá supercruise, ou seja, poderá voar a velocidades supersônicas mais baixas sem o uso de pós-combustão, aumentando sua autonomia.
A produção do TF-X deve começar por volta de 2028.
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