Advertisement

TF-X: Turquia vai apresentar seu caça stealth em março

Caça TF-X/MMU é o primeiro avião do tipo desenvolvido no na Turquia. Modelo stealth vai substituir os F-16 do país. Foto: Agência de Defesa Turca.

O TAI TF-X será oficialmente apresentado ao público em março, disseram autoridades turcas no domingo (08). Também chamado MMU (Milli Muharip Uçak – Aeronave de Combate Nacional), o jato stealth é o primeiro avião de caça produzido no país, que busca cada vez mais independência na produção de armas nacionais. 

Ainda ontem a Agência de Defesa da Turquia publicou uma foto da aeronave na linha de montagem, já com o radome e motores instalados. O jato recebeu um par de motores turbofan General Electric F110, o mesmo do caça F-16 (amplamente usado pela Turquia). 

O roll-out do TF-X/MMU está previsto para 18 de março de 2023. Além disso, o caça de 5ª geração da Turquia também voará mais cedo que o esperado. O primeiro voo da aeronave estava prevista apenas para 2025, mas foi adiantado para o final deste ano.

“Seu primeiro voo estava previsto para 2025. Ele voará no final de 2023. Pronto, ele voará. Instalamos todos os seus sistemas. Não há vazamentos”, disse o Dr. Temel Kotil, Gerente Geral da TAI/TUSAS. “Eu não sabia que o ano passado (em termos de MMU) seria tão bem-sucedido”, conclui Kotil 

O programa do TF-X foi lançado em 2010, pouco depois que o governo da Turquia decidiu projetar e construir um caça de 5ª geração nacional para substituir a frota local de caças F-16, a 2ª maior do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos. 

 

O programa foi amplamente acelerado em 2019 quando a Turquia foi removida do programa do caça F-35 norte-americano, por adquirir mísseis antiaéreos russos do sistema S-400. 

Assim como seu equivalente norte-americano, o F-22 Raptor, o TF-X também será bimotor. Os turbofans F110, no entanto, só serão usados nos protótipos ou modelos de produção inicial, já que a Turquia está desenvolvendo um motor mais potente e avançado para o caça. 

TF-X Turquia
Concepção artística do TF-X, primeiro caça stealth da Turquia. Foto: TAI

O MMU terá 21 metros de comprimento, 14m de envergadura e 6m de altura, com capacidade para atingir ultrapassar os 2400 km/h (Mach 2.2) em grande altitude. A aeronave também terá supercruise, ou seja, poderá voar a velocidades supersônicas mais baixas sem o uso de pós-combustão, aumentando sua autonomia. 

A produção do TF-X deve começar por volta de 2028. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: TF-X, Turquia, usaexport