O primeiro Tu-160M com motores novos aproximando-se do Aeroporto de Zhukovsky. Foto: Rostec.

A United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal da Rússia, entregou o primeiro bombardeiro supersônico Tu-160 Blackjack remotorizado à Tupolev para realização de testes de voo, anunciou a Rostec. 

O avião recebeu motores NK-32-02. Agora ele será testado pela própria Tupolev em sua  área de testes no aeroporto de Zhukovsky, perto de Moscou. Depois desta fase, a aeronave será entregue às Forças Aeroespaciais Russas. 

Segundo a Janeso bombardeiro entrou em serviço no final dos anos 80 e desde então passou por diversos upgrades, incluindo um reforço da capacidade de armamento nuclear da aeronave no início dos anos 2000 para transportar 12 mísseis de cruzeiro de longo alcance Raduga NPO Kh-555 (AS-15 ‘Kent’) e bombas guiadas por laser. 

A atualização do Tu-160M ​​está sendo implementada em duas fases, com a primeira fase do Tu-160M1 compreendendo o novo sistema de navegação K-042K-1 e o piloto automático ABSU-200-1, bem como a remoção de alguns sistemas anteriores, como sistemas de pontaria de bombas. Esta variante do Tu-160M1 está operacional com a Força Aérea desde o final de 2014.