Advertisement

Ucrânia ainda não recebeu caças MiG-29 da Eslováquia

MiG-29 Eslováquia

A frota de caças MiG-29 Fulcrum da Eslováquia segue no país, disse o Ministro da Defesa eslovaco Jaroslav Naď, à jornalistas. Nad’ refutou informações que diziam que os caças haviam sido transferidos à Ucrânia. 

Ned’ também revelou que os aviões serão aposentados no dia 27 durante um show aéreo. 

“Nossos caças MiG-29 não estão na Ucrânia. Esta é uma informação falsa. Eles ainda estão em Sliač [base aérea]. Eles protegerão nosso espaço aéreo até o final de agosto, e então você poderá vê-los no SIAF [Slovak International Air Festival] em 27 de agosto, onde oficialmente nos despediremos deles”, disse o Ministro. 

MiG-29 Eslováquia Ucrânia
Caças MiG-29 da Força Aérea Eslovaca. Foto: Força Aérea Eslovaca

Em julho, o Primeiro-Ministro Eduard Heger revelou que o país iria transferir seus MiG-29 e tanques T-72 para a Ucrânia. O envio de aeronaves de caça está entre os tópicos mais polêmicos dentre as doações para Kiev, que desde fevereiro enfrenta a Rússia

Hager também afirmou, ao lado de seu colega tcheco Petr Fiala, que a a Força Aérea da República Tcheca ficaria responsável, a partir de setembro, pela proteção do espaço aéreo da Eslováquia. 

A República Tcheca, que opera uma frota de 14 caças JAS-39 Gripen alugados, vai defender os céus da Eslováquia até que o país receba seus F-16V Block 70, adquiridos dos EUA. O problema é que isso não deve acontecer tão cedo: a entrega destes aviões está atrasada em pelo menos um ano, enquanto a linha de produção do F-16 está fechada desde 2017 e só será reativada em 2023. A previsão de entrega dos primeiros F-16 para os eslovacos é 2024. 

F-16V Artwork
Projeção artística do F-16V com loadout ar-ar. Imagem: Lockheed.

As declarações mais recentes de Nad’, no entanto, deixam dúvidas se todo esse processo de fato ocorrerá. “Estamos negociando com nossos aliados e parceiros sobre o que fazer com eles a seguir. A decisão ainda não foi tomada. Informaremos quando mudar”, acrescentou o ministro.

Ao mesmo tempo, a transferência de armas para a Ucrânia tem causado polêmica no país. Segundo o Euronews, um inquérito mostra que apenas metade da população eslovaca apoia este movimento. O site ainda aponta que a Bélgica financiará a transferência dos aviões, cujo custo é estimado em 300 milhões de euros. 

MiG-29 Ucrânia
Caça Mikoyan Gurevich MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Ucraniana.

A Eslováquia possui uma frota de 11 MiG-29SD, modernizados para atender alguns requisitos da OTAN. Em 2005, a companhia RAC MiG atualizou os aviões com a adição de glass cockpit, sistemas de comunicação e navegação da norte-americana Rockwell Collins, sistemas IFF (Identificação Amigo-Inimigo) da BAE Systems britânica e um novo computador de missão. 

Com informações de Euronews e Pravda

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Eslováquia, Mig 29, Ucrânia, usaexport