Advertisement

Ucrânia: caças F-16 devem chegar ao país em junho

Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky com um caça F-16 ao fundo. Foto: Escritório da Presidência da Ucrânia.

Os primeiros caças F-16 Fighting Falcon doados à Ucrânia devem chegar ao país em junho deste ano. A informação vem do ministro da Defesa lituano, Arvydas Anusauskas, e foi confirmada por outro alto oficial europeu à revista Foreign Policy durante a Conferência de Segurança em Munique, Alemanha, no último final de semana

“Acho que em junho os veremos na Ucrânia”, disse o ministro, citando um cronograma que foi confirmado por outro funcionário europeu. Ainda segundo a revista, o governo ucraniano espera que 12 pilotos sejam treinados nos caças até o final do ano fiscal dos EUA.  Este é o cronograma mais recente sobre a entrega dos F-16 à UAF, que pede pela transferência de caças desde o início do conflito com a Rússia, que vai completar dois anos neste mês, ainda sem uma perspectiva completa para um fim.

A Ucrânia, no entanto, não confirma nem nega a informação. “Só posso confirmar que o plano de ação está sendo executado e nossos parceiros estão prontos para entregar os aviões à Ucrânia”, disse o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia (UAF), Yurii Ihnat, disse na televisão. “Claro, não é só sobre a transferência, mas também sobre a continuação da manutenção da aeronave, financiamento desse processo e modernização do F-16.”

F-16 dos EUA na Base Aérea de Mirgorod, Ucrânia, durante um exercício em 2011. Foto: Alabama ANG.
F-16 dos EUA na Base Aérea de Mirgorod, Ucrânia, durante um exercício em 2011. Foto: Alabama ANG.

Ihnat também disse que a Força Aérea tem adaptado sua infraestrutura para receber os novos aviões, que estão sendo doados por uma coalizão de países do Ocidente. Segundo o militar, o ideal seria armazenar as aeronaves em instalações subterrâneas “como faz o Irã”, disse Ihnat em referência à uma base aérea subterrânea apresentada pelo Irã no início do ano passado. Ele também observa que as bases deverão receber reforços para se defender de mísseis e drones. 

Em julho de 2023, Holanda e Dinamarca deram o primeiro passo para a formação da Coalizão do F-16 para a Ucrânia, com mais nove países parceiros. Essa formação rendeu à coalizão o apelido de “Ocean’s 11” pelo então ministro da Defesa da Ucrânia Oleksii Reznikov, em referência ao filme Onze Homens e Um Segredo.

Hoje, o grupo é composto por 13 países que se comprometeram a, principalmente, treinar os pilotos e mecânicos da Ucrânia para operar os 61 caças F-16, que serão doados ao país pela Dinamarca e Holanda. A Noruega também se comprometeu a enviar os jatos, embora não tenha confirmado números ainda.

Além dos F-16, a Holanda ainda pede por outros aviões, como o F/A-18 Hornet, o Mirage 2000 francês e o cargueiro C-17 Globemaster III, bem como helicópteros de ataque Apache. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Ucrânia