Caças F-35 taxiando na base aérea francesa. Foto: Staff Sgt. Alexander Cook/USAF.

Quatro caças stealth F-35A Lightning II da Força Aérea Americana (USAF) foram enviados para a Base Aérea 118 Mont-de-Marsan, no sudoeste da França. As aeronaves participarão do exercício Atlantic Trident 21, entre os EUA, Inglaterra e França. 

Os aviões do 4º Esquadrão de Caça chegaram à base no dia 10 de maio, junto com militares da ativa, da 388ª Ala de Caça, e reservistas da 419ª Ala de Caça, da Base Aérea de Hill, situada no estado americano de Utah. 

O Atlantic Trident 21 será realizado entre os dias 17 e 28 de maio, com o objetivo de aprimorar a integração entre aeronaves de quarta e quinta geração, além de aumentar a prontidão e as capacidades de combate, por meio da condução de operações aéreas complexas em um ambiente de força combinada multinacional contestado, explica a USAF em comunicado.

Caças F-35A da USAF chegando na França. Foto: Staff Sgt. Alexander Cook/USAF.

É previsto que os F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA e da Força Aérea Real participem do exercício também. Estas aeronaves encontram-se embarcadas no porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth

A Força Aeroespacial Francesa participa com caças Dassault Rafale, aeronaves de alerta antecipado E-3F Sentry e de reabastecimento aéreo A330 MRTT Phénix e KC-135 Stratotanker. Já a Inglaterra também traz caças Typhoon, E-3D Sentry e A330 MRTT Voyager, enquanto a USAF também empregará o KC-135 no treinamento. 

Segundo a Janes, essa é a primeira vez que a USAF envia caças F-35 operacionais para a França, sendo a terceira vez que os caças stealth da 388th FW são enviados para bases na  Europa: em 2017, a unidade esteve desdobrada na Base Aérea de Lakenheath, na Inglaterra, enquanto que em 2019, estiveram em Aviano, na Itália. 

Também em 2017, dois caças estiveram no Show Aéreo de Paris. 

Militares aguardam os F-35A na Base Aérea Mont-de-Marsan. Foto: Staff Sgt. Alexander Cook/USAF.