O evento Portões Abertos 2019, que ocorreu na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga, no interior de São Paulo, neste último domingo (15/09) contou com diversas aeronaves estáticas e apresentações como do mais novo integrante da FAB, o Embraer KC-390.

O evento tradicional que já é realizado há mais de 40 anos, ocorreu das 07h00 às 18h00, e contou com um público de aproximadamente 70000 pessoas, que fizeram previamente uma inscrição para terem acesso a área.

A Marinha realizou duas passagens com o caça AF-1 (A-4 Skyhawk), e o Exército marcou presença com os helicópteros Pantera AS325K2 e Eurocopter EC725.

Ocorreram apresentações de aeronaves civis como os Super Decathlon Acro, Esquadrilha Céu, Esquadrilha Fox e do Esquadrão Sindag, este último com os aviões AirTractor despejando e pulverizando água, além do Rv-8, Fairchild PT-19, Laser Z200, Aerotec T-23 Uirapuru, Mudry Cap10, Extra 300, os helicópteros Schweizer 300 – Scoda e alguns aeromodelos.

Nas apresentações das aeronaves militares tivemos a presença do avião T-25, pertencente ao Esquadrão Apolo, o T-29 do Esquadrão Cometa e os helicópteros H-50 Esquilo da FAB em conjunto com o Águia da Policia Militar.

Vale ressaltar a decolagem e passagem de dois caças F5-EM do Esquadrão Pampa da FAB e claro, as apresentações da Esquadrilha da Fumaça – EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) com seus aviões A-29 Super Tucano, já tradicionais no evento, contando com dois horários: um pela manhã e outro pela tarde, algo que encantou o público presente com suas manobras no céu ensolarado.

Mas o destaque foi a apresentação do Embraer KC-390, os pilotos fizeram passagens baixas e manobras antes de sua chegada e após sua decolagem, além de mostrar toda sua versatilidade utilizando os reversos para manobrar a aeronave em solo, no táxi para a sua saída.