Advertisement

Vídeo: avião “perde” ponta da sua asa durante pouso em Guarulhos

Avião aeroporto de Guarulhos parte da asa Winglet pouso Boliviana Aviacion

No final da manhã desta quinta-feira (4), um Boeing 737-800 da companhia Boliviana de Aviación acabou perdendo o seu winglet esquerdo no momento em que pousava no aeroporto de Guarulhos.

Apesar da perda de parte da ponta da sua asa, a aeronave de matrícula CP-3151 prosseguiu o procedimento de taxiamento. Além disso, a torre foi informada imediatamente por outros pilotos sobre o ocorrido,  interditando a pista 10R do aeroporto de Guarulhos. Ainda não se sabe o motivo do incidente, não descartando a hipótese de um bird strike ou até mesmo o forte impacto durante o pouso. 

 

Avião aeroporto de Guarulhos parte da asa Winglet pouso Boliviana Aviacion
Forte impacto pode ter sido o responsável pela avaria no Winglet Foto: Autor desconhecido
Avião aeroporto de Guarulhos parte da asa Winglet pouso Boliviana Aviacion
Foto: Autor desconhecido

 

 

Curiosamente, o Canal do YouTube SBGR Live fazia uma transmissão ao vivo no momento do incidente, veja o momento abaixo:

 

 

Leia também:

 

**Atualização sobre o incidente

Diante do ocorrido fato, a Boliviana de Aviación emitiu uma nota apontando o forte impacto durante o pouso como o responsável pelo incidente, inciando-se um procedimento de investigação interna para avaliar a conduta dos pilotos e os fatores contribuintes. Confira o anúncio na íntegra:

 

“A Boliviana de Aviación informa que hoje, quinta-feira, 4 de maio, nossa aeronave Boeing 737-800 com matrícula CP 3151 que atendia o trecho Santa Cruz – São Paulo, com 156 passageiros e 7 tripulantes a bordo teve acidente no momento do pouso na pista do aeroporto de Guarulhos, tendo finalizado a operação com desembarque de passageiros no terminal do aeroporto.
Como consequência do ocorrido, a aeronave sofreu forte vibração no momento do pouso e danos em sua estrutura externas e internas, que estão sendo avaliadas no respectivo processo de investigação.
Da mesma forma, informa-se que toda a atenção está sendo dada aos nossos passageiros e outra aeronave está sendo enviada para dar continuidade do serviço. O processo de investigação deste evento será realizado aplicando os regulamentos nacionais e internacionais, a fim de determinar a influência de cada um dos possíveis fatores contribuintes (ambiental, processual, material e/ou humanos) cujas conclusões permitirão que todas as ações necessárias sejam tomadas.
A Boliviana de Aviación reitera seu compromisso com o cumprimento das normas nacionais e internacionais, bem como de padrões de qualidade e segurança, em todas as suas operações”.

 

Avião aeroporto de Guarulhos parte da asa Winglet pouso Boliviana Aviacion

 

 

Conheça mais detalhes sobre o winglet, a “ponta” do avião envolvida no incidente:

 

WINGLET “CONVENCIONAIS” BLENDED

GOL
Winglet do 737-800 da GOL

O primeiro winglet “convencional” foi equipado no Boeing 737-300 que voou pela primeira vez em novembro de 2002 e ganhou seu certificado de tipo suplementar (STC) da FAA em 30 de maio de 2003. Os 737 Clássicos equipados com winglets são certificados como Desempenho Especial.

Os winglets tem o potencial de oferecer os seguintes benefícios:

  • Razão de subida aprimorada, isso permitirá um RTOW(peso limite para decolagem) mais alto nos aeroportos com subida limitada (redução de quente, alto ou ruído) ou nas pistas com obstáculos limitados.
  • Empuxo de subida reduzido. Uma aeronave equipada com winglet pode tipicamente ter uma redução de 3% de empuxo sobre a aeronave equivalente sem winglet. Isso pode prolongar a vida útil do motor e reduzir os custos de manutenção.
  • Ambientalmente amigável. A redução, se tomada, reduzirá a pegada sonora em 6,5% e as emissões de NOx em 5%. Isso poderia gerar economia nas cotas ou multas de ruídos nos aeroportos.
  • Empuxo de cruzeiro reduzido. O fluxo de combustível de cruzeiro é reduzido em até 6%, proporcionando economia nos custos de combustível e aumento do alcance.
  • Melhor desempenho de cruzeiro. Os winglets podem permitir que as aeronaves atinjam níveis de voo mais altos mais cedo. A Air Berlin observa: “Anteriormente, escalávamos de 35.000 a 41.000 pés. Com o Blended Winglets, agora podemos subir direto para 41.000 pés, onde o congestionamento do tráfego é muito menor e podemos tirar proveito de rota diretas e atalhos que, de outra forma, não poderíamos considerar.”
  • Boa aparência. Os winglets trazem uma aparência moderna às aeronaves e melhoram a percepção dos clientes sobre a companhia aérea.

Cerca de 85% de todos os novos 737s da série NG são construídos com winglets, em especial as séries 800 e 900.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeroporto de Guarulhos, Boeing 737-800, Boliviana de Aviación, Incidente, usaexport, Winglets