Advertisement

Vídeo: avião-radar E-2 Hawkeye de Taiwan faz pouso de barriga

Acidente E-2 Hawkeye de Taiwan

Uma aeronave de alerta antecipado e controle (AEW&C) E-2K Hawkeye da Força Aérea de Taiwan (ROCAF) fez um pouso de barriga na base aérea de Pingtung, na última sexta-feira (25). O acidente com o avião-radar não deixou feridos. 

A aeronave, operada pelo 20º Grupo de Alerta Antecipado, havia decolado às 09h00 para uma missão de treinamento. Duas horas depois, durante o retorno à Pingtung, os pilotos perceberam que os trens de pouso não estavam baixando. 

Após diversas tentativas de sanar a pane, foi decidido um pouso de barriga. Imagens mostram a aeronave em um gramado ao lado da pista. A ROCAF informou em comunicado que não houve feridos e que já está apurando as causas do incidente. 

Localizada na costa sudoeste de Taiwan, a base de Pingtung é sede para aeronaves de grande porte da ROCAF. Além dos E-2 Hawkeye, aviões P-3C Orion e C-130 Hércules também operam de lá, subordinados à 6ª Ala Tática Mista. 

Desenvolvido pela Northrop-Grumman para a Marinha dos EUA, o E-2 Hawkeye é um avião-radar projetado para operar a partir de porta-aviões. O turboélice entrou em operação em 1964, substituindo o E-1 Tracer, e também serve às forças armadas do Japão, México, Egito e França. 

Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye
E-2D Advanced Hawkeye. Foto: Northrop Grumman.

Taiwan possui seis E-2, cujas primeiras unidades foram compradas em 1995 como E-2T, sendo posteriormente designadas E-2K após um processo de atualização. Capaz de detectar alvos a quase 500 km, o Hawkeye representa um importante e estratégico vetor para a ilha, que sofre ameaças constantes de invasão pela China. 

Este é o quarto acidente aéreo com uma aeronave militar de Taiwan neste ano. Em janeiro um piloto morreu em um acidente no mar com um caça F-16V; em março a ROCAF perdeu um Mirage 2000 e em maio a força aérea perdeu um avião de treinamento AIDC AT-3. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, E-2 Hawkeye, Taiwan, usaexport