Sukhoi Su-57 Rússia
Caça Sukhoi Su-57 da Rússia. Foto: ©Sergei Savostianov /TASS

No vídeo abaixo, mostrando a passagem de quatro caças de quinta geração Sukhoi Su-57 Felon em Moscou (possivelmente durante o desfile em comemoração ao Dia da Vitória) é possível ouvir o som incrível que as aeronaves fazem. 

Em outras mídias o som pode ser notado também, todavia, não se sabe exatamente o que gera o efeito. Algumas fontes afirmam que o som é causado pelo fluxo de ar através do duto em S da aeronave, ao passo que outras dizem que o próprio motor gera o som. 

O duto em S é usado para mascarar a parte frontal do motor das ondas de radar, o que é crucial em aeronaves de quinta geração. Quanto maior a reflexão das ondas, maior é a visibilidade da aeronave ao radar. 

O site The Aviationist explica que, no Su-57, o Duto em S não cobre toda a face do motor (ao contrário do que foi feito nos caças americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II) mas que isso é compensado com bloqueadores de radar instalados na frente do motor. 

O site também afirma que o “uivo” do Su-57 é gerado pelos motores Saturn AL-41F-1. O AL-41F-1 é derivado do AL-41F-1S usado no caça de 4.5 geração Sukhoi Su-35S Flanker-E.

Todavia, esse motor não é adequado para o Su-57 por ser insuficientemente potente e está sendo usado de forma provisória. As variantes futuras receberão o motor Izdeliye 30, ainda em desenvolvimento.

Motor Saturn Izdeliye 30.

A Rússia recebeu o primeiro caça de produção no Natal do ano passado. A aeronave poderá empregar uma variada gama de mísseis ar-ar e ar-solo, bombas burras ou guiadas e ainda terá integração com drones.


Além do Su-57, outras aeronaves também “uivam” quando passam. Além do F-104 Starfighter citado pelo The Aviationist, podemos mencionar os caças Saab Gripen e Hawker Hunter e o bombardeiro nuclear Avro Vulcan. Confira nos vídeos abaixo o som das máquinas!

No Hawker Hunter, o som é gerado pelo ar passando pelo bocal dos canhões ADEN de 30mm, instalados na fuselagem frontal do caça.