A Embraer divulgou na tarde desta segunda-feira (30) um vídeo mostrando os ensaios do cargueiro tático multimissão KC-390 Millennium em pistas despreparadas. Nas imagens impressionantes, a aeronave é vista taxiando, decolando e pousando na pista construída pela própria fabricante em suas instalações em Gavião Peixoto (SP). 

Em julho, a Embraer informou que deu início aos testes com a aeronave militar. Para isso, uma pista de terra com 1800 metros de extensão foi construída na sede da empresa. No último final de semana, começaram a circular vídeos nas redes sociais mostrando os ensaios. Confira. 

O C-390 é projetado para ser um cargueiro tático e uma das características do emprego militar tático é o desdobramento da aeronave em locais não-preparados, transportando veículos, tropas e suprimentos para localizações mais próximas da linha de frente do combate, por exemplo. Além do uso bélico, também existem as operações humanitárias em tempos de paz. 

Nos ensaios, a Embraer vai certificar o emprego do Millennium a partir de pistas de terra, observando os limites da aeronave nesse tipo de terreno, como distância percorrida nos pousos e decolagens, peso da aeronave na pista, ingestão de poeira pelos motores e outros detalhes. 

O modelo encontra-se em operação na Força Aérea Brasileira, que possui quatro unidades em serviço com o Esquadrão Zeus (1º GTT). Um total de 28 aeronaves foram adquiridas, mas o contrato está sendo revisto junto à Embraer por falta de orçamento. Portugal, que já era parceiro do programa,  adquiriu cinco aeronaves, enquanto a Hungria anunciou o contrato para duas aeronaves em novembro de 2020. O KC-390 pode carregar até 26 toneladas. 

DEIXE UMA RESPOSTA