Advertisement

Zurich Airport vence leilão e arremata o Aeroporto de Natal na 1ª relicitação de um terminal no Brasil

Aeroporto de Natal Aeroportos ACI ANAC Leilão

Terminou agora há pouco a relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante em Natal (NAT), o leilão foi vencido pela concessionária Zurich Airport, representada pela Necton Investimentos, no qual teve duração de pouco mais de 50 minutos.

A Zurich Airport venceu a disputa com a NK 230 Investimentos que estava sendo representada pela Nova Futura. O valor do arremate do Aeroporto de Natal foi de R$ 320.000.012,00 represetando um ágio de 41,00%.

O leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante em Natal foi realizado entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a B3 realizado em São Paulo e contou com a presença de autoridades, representantes da Inframérica e Secretária de Aviação Civil.

Com capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, em 2011. O objetivo do leilão é a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de maior contribuição inicial ofertada para a ampliação, manutenção e exploração do aeroporto pelo prazo de 30 anos. O lance mínimo foi estabelecido em R$ 226,9 milhões.

A Zurich Airport já atua no Brasil por meio da concessão dos aeroportos de Macaé, Vitória, Florianópolis além de outros aeroportos da América Latina como Bogotá, Curaçao, Iquique e Antofagasta. 

Aeroporto de Vitória Zurich Airport
Foto: Zurich Airport/Divulgação

A empresa também participa da administração do Aeroporto Internacional de Confins em Belo Horizonte através de uma participação conjunta com a CCR Aeroportos.

A devolução do terminal por parte da Inframerica, empresa que o arrematou em 2013, foi comunicado no início de 2020. A empresa também entrará com pedido de indenização com base na lei 13.448/2017, que diz sobre a devolução amigável das concessões e da futura relicitação. O consórcio calcula uma estimativa de investimento de 700 milhões,sem a atualização de valores conforme a inflação.

De acordo com a Lei 13.448, o pedido de devolução do Aeroporto de Natal foi inicialmente encaminhado para a ANAC e depois para o Ministério da Infraestrutura e pelo Programa de Parcerias e Investimento(PPI) para formalizar os trâmites regulatórios para que o leilão ocorresse quase três anos depois do comunicado oficial da Inframerica.

Veja também:

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.