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Boeing determina configuração final do novo 777X

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A Boeing anunciou a conclusão da etapa para definir a configuração final do 777-9, o primeiro membro da família 777X a ser desenvolvido. A equipe do Boeing 777X atingiu este marco significativo de projeto depois de trabalhar de perto com companhias aéreas clientes e fornecedores-chave para otimizar a configuração do novo avião.

A família 777X inclui as aeronaves 777-8 e 777-9 , ambos concebidos para responder às necessidades do mercado e as preferências dos clientes. O 777-8 e 777-9 fornece alcance, carga útil e uma menor queima de combustível por passageiro em relação ao Airbus A350. “É ótimo ver as companhias aéreas e a equipe de indústria alcançando este marco importante”, disse Bob Feldmann, vice-presidente e gerente geral do programa 777X da Boeing Commercial Airplanes. “A equipe tem seguido um processo disciplinado para completar todos os requisitos para esta fase do programa.”

Nova turbina GE9X fica gigante no novo 777X.
Nova turbina GE9X fica gigante no novo 777X.

A conclusão da configuração é marcada por finalização também de vários testes feito pela equipe do 777X para definir qual seria o layout mais adequado para a aeronave. Os resultados dos testes de túnel de vento, o desempenho aerodinâmico e cargas estruturais também são avaliados para assegurar o avião atende aos requisitos. Isto permite a equipe do 777X começar a concepção das partes da aeronave, e outros sistemas para o avião. Como os projetos detalhados estão concluídos e liberados, a produção pode começar.
“O programa é bem onde quer que seja”, acrescentou Feldmann. “Nós temos um sistema de avião e de produção que estão no caminho certo e dentro do cronograma, e continuamos focados em atender nossos compromissos com os nossos clientes.”

O 777X será o maior e mais eficiente jato bimotor no mundo, com 12% menor consumo de combustível e 10% a menos de custo operacional do que a concorrência. Além disso, o 777X trará inovações de cabine e melhores níveis de conforto dos passageiros do que a geração atual de aeronaves modernas, tais como o 787 e A350. O programa 777X recebeu encomendas e compromissos para 320 aviões de seis clientes no mundo inteiro. A produção está marcada para começar em 2017. Está previsto que receba até 425 passageiros em configuração dual class ou 406 em configuração triple class no 777-9, enquanto o seu irmão menor 777-8 comporta até 375 em duas classes.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

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