Advertisement

EUA aprova venda de mísseis AMRAAM para caças F-16 e F-35 da Bélgica

AIM-120 AMRAAM míssil EUA F-16

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda de mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM para a Bélgica. O negócio potencial, avaliado em US$ 380 milhões, faz parte da modernização da força aérea do país, que opera caças F-16 e receberá o F-35.

Conforme o comunicado da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DCSA), a Bélgica solicitou, através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), a compra de 120 mísseis da variante AIM-120C-8 e 10 seções de orientação do mesmo míssil. O pacote ainda inclui acessórios, sobressalentes, mísseis de treinamento (CATM) e serviços de suporte e apoio logístico. 

Militar da Força Aérea dos EUA ajustando um míssil AIM-120C AMRAAM na asa de um F-16
Militar da Força Aérea dos EUA ajustando um míssil AIM-120C AMRAAM na asa de um F-16. Foto: USAF.

“A venda proposta melhorará a capacidade da Bélgica de enfrentar ameaças atuais e futuras, mantendo suas frotas de F-16 e F-35 em prontidão para o combate e fornecendo um dissuasor confiável para ameaças regionais. A Bélgica não terá dificuldade em absorver estes artigos e serviços nas suas forças armadas”, diz a DSCA. 

“Essa venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um aliado da OTAN, que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.” 

Míssil AIM-120C AMRAAM na asa de um Gripen.
Míssil AIM-120C AMRAAM na asa de um Gripen.

O AMRAAM é um míssil ar-ar guiado por radar ativo fabricado pela Raytheon, desenvolvido pelos EUA na década de 1980 para substituir o AIM-7 Sparrow, orientado por radar semi-ativo. O modelo, que está passando por atualizações, é o principal armamento do tipo em uso no mundo, com mais de 4.900 disparos de teste e 13 vitórias em combate real.

O Componente Aéreo Belga opera uma frota de 52 caças F-16AM/BM Fighting Falcon. Em junho foi iniciada na Itália a construção dos dois primeiros F-35A Lightning II do país. O conglomerado italiano Leonardo deve enviar os componentes para a Lockheed Martin nos EUA, onde a montagem dos jatos stealth será concluída. A Bélgica adquiriu 34 caças F-35 por 3.8 bilhões de euros em 2018. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AIM-120, Bélgica, EUA, Mísseis, usaexport