Advertisement

Aeroporto de Brasília testa automação de processos para se tornar um hub de e-commerce internacional

Aeroporto de Brasília e-commerce

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, e a Sinerlog, uma plataforma digital de soluções em comércio exterior, firmaram uma parceria inédita para implantação de operação courier no Terminal, que é considerado o terceiro maior do Brasil em número de passageiros e o único do país com voos diretos para todas as capitais, além de diversas cidades do exterior. 

A nova tecnologia cross border proposta pela Sinerlog vai não apenas acelerar o desembaraço aduaneiro no Terminal de Cargas, mas também proteger, ainda em trânsito, as encomendas e operações de comércio eletrônico por meio de um seguro até então inexistente no mercado brasileiro. Segundo Fábio Baracat, CEO da Sinerlog, a solução pode reduzir o prazo de recebimento de encomendas vindas do exterior de 10 para 5 dias nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e no estado de Minas Gerais.

Digitalização do comércio exterior

A Sinerlog desenvolveu uma plataforma que unifica processos e integra com mais eficiência e segurança os diversos players da cadeia de comércio exterior, simplificando as etapas de compra, coleta, armazenagem e entrega de mercadorias ao consumidor final.

A tecnologia contará também com aplicações em carteira digital, integração com marketplaces e operadores logísticos, APIs para inovação aberta, interoperabilidade de meios de pagamento, autenticação de vendedores, emissão de notas fiscais eletrônicas e ferramentas que otimizam o cumprimento de obrigações fiscais. É possível também extrair insights a partir da análise dos dados gerados pela operação.

Oportunidades para o DF

De acordo com a Fierce Retail, 82% dos consumidores brasileiros já fizeram compras no exterior pela internet. Espera-se que esse público movimente cerca de US$ 2,85 bilhões até o final de 2023.

As remessas que chegam ao Brasil passam em sua maioria por centros de distribuição localizados preponderantemente em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Somente no Paraná, são recebidos entre 500 a 700 mil objetos por dia, o que tem levado a uma sobrecarga logística nesses locais.

“Vemos nesse projeto com a Sinerlog uma excelente oportunidade de expansão da capacidade logística do nosso Terminal de Cargas”, explica Juan Djedjeian vice-presidente da Inframerica. “O mercado cross-border de e-commerce vem apresentando expansão consistente ao longo dos anos e o Aeroporto de Brasília tem posição estratégica para se tornar um grande hub de distribuição”, explica.

Mudanças regulatórias

A Receita Federal do Brasil publicou no ano passado a Instrução Normativa 2124/22, trazendo regras mais claras para o comércio eletrônico e para inibir sonegação e informalidade no setor. Fábio Baracat explica que a mudança coloca o mercado sob as mesmas regras abrindo espaço para investimentos com segurança jurídica e para o emprego de inovações como a plataforma oferecida pela Sinerlog.

 

Leia também: 

 

Via: Sinerlog

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.