Advertisement

Acidente com caça MiG-31 na Rússia

MiG-31 crash

Um caça-interceptador MiG-31 Foxhound ficou parcialmente destruído em um acidente na região de Nizhny Novgorod, oeste da Rússia, neste sábado (29). 

O caça, pertencente às Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS), tentava decolar do aeródromo de Soltsy e derrapou por conta de um “mau funcionamento técnico” e acabou por atravessar a pista. A seção frontal do MiG ficou completamente destruída. 

Apesar da gravidade do acidente, nenhum dos dois tripulantes – piloto e operador de sistemas d’armas – ficaram feridos, informou o Ministério da Defesa Russo

O Mikoyan MiG-31 Foxhound, como é chamado pela OTAN, é um interceptador desenvolvido na década de 1970 para substituir o MiG-25 Foxbat. Atualmente é o caça mais rápido em serviço no mundo, podendo ultrapassar os 3000 Km/h graças aos dois potentes motores Soloviev D-30F-6. 

O MiG-31 possui um total de oito pontos duros (quatro na fuselagem e quatro nas asas) para transportar mísseis ar-ar R-73, R-60 e R-33. Na sua variante MiG-31K, ele recebeu integração para empregar o míssil hipersônico Kh-47M2 Kinzhal. 

Atualmente a Rússia possui cerca de 130 caças MiG-31 em serviço. Já o Cazaquistão, único cliente de exportação do modelo, possui 20 unidades na sua frota. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, Mig 31, Rússia, usaexport