Advertisement

Acompanhe ao vivo a apresentação do novo avião “invisível” dos Estados Unidos

USAF B-21

Após anos de espera, será revelado hoje à noite (02) o bombardeiro B-21 Raider, nova aeronave de combate da Força Aérea dos Estados Unidos (EUA). Fabricado pela Northrop-Grumman, o jato é o mais novo avião militar a possuir tecnologia stealth (popularmente conhecido como “invisível aos radares), a mesma dos caças F-22 e F-35.

O B-21 também é o primeiro bombardeiro que os EUA lançam em 30 anos, seguindo seu  predecessor direto, o B-2 Spirit. Ambos compartilham o design de asa voadora, surgido pouco antes da Segunda Guerra Mundial e explorado em algumas aeronaves alemãs e norte-americanas.

Saiba mais: fabricante dá mais detalhes do B-21, novo avião stealth dos EUA

O evento de apresentação oficial do novo jato stealth ocorre nesta sexta-feira, às 22h00 (horário de Brasília), nas instalações da Northrop Grumman em Palmdale, Califórnia. A cerimônia será transmitida ao vivo tanto pelo fabricante quanto pela própria Força Aérea. Para assistir basta, clicar aqui ou neste link.

O investimento em um novo bombardeiro é parte dos esforços do Departamento de Defesa dos EUA em reforçar e modernizar sua tríade nuclear, cujo B-2 é peça fundamental, ao lado do B-52 Stratofortress e aviões de caça, mísseis intercontinentais e mísseis balísticos lançados por submarinos. 

Além disso, tais esforços tem um objetivo claro: fazer a frente à China, que está expandindo seu arsenal nuclear e com quem tem travado uma guerra econômica nos últimos anos. Além disso, o “gigante asiático” também tem modernizado suas forças armadas, apresentando um rápido desenvolvimento em braços militares aéreos, terrestres e navais. 

Northrop Grumman B-2 Spirit e B-21 Raider stealth EUA bombardeiro
Projeção artística de um B-2 Spirit junto de um B-21 Raider. Autor desconhecido.

Segundo a Northrop, o B-21 deverá fornecer “longo alcance, alta capacidade de sobrevivência e flexibilidade de carga útil da missão”, com capacidade de penetrar “nas defesas mais difíceis para ataques de precisão em qualquer lugar do mundo.”

O novo “avião invisível” vai substituir o B-1B Lancer supersônico e, posteriormente o B-2. Seis aviões estão em diversos estágios de produção e pelo menos um dos protótipos já esta envolvido em testes de solo, bem como uma réplica digital que, segundo autoridades, tem ajudado a acelerar o projeto. O primeiro voo da aeronave deve ocorrer em 2023 ou 2024. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-21 Raider, EUA, usaexport, USAF