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Caça F-35 tem falha no trem de pouso dianteiro após pouso de emergência no Japão

Caça stealth F-35B Lightning II sofreu colapso do trem de pouso dianteiro após fazer pouso de emergência na base aérea de Kadena, em Okinawa, no Japão.

Um caça stealth F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) sofreu um colapso do trem de pouso dianteiro depois de fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Kadena, no Japão, nesta quinta-feira (01)

Segundo um comunicado do USMC à rede de televisão local NHK, o caça de 5ª geração pertence ao esquadrão VMFA-121 Green Knights, com sede na base de Iwakumi, a cerca de 960 km de Kadena. Segundo o Eurasian Times, o F-35 também estaria atribuído ao navio de assalto USS Tripoli, que está ancorado em Iwakumi.

Por volta das 13h40 (horário local), a aeronave fez um pouso de emergência em Kadena, na Ilha de Okinawa, perto de Taiwan, após apresentar problemas elétricos. Durante o reboque do caça furtivo, a roda do trem de pouso dianteiro quebrou, levando ao colapso da perna, o que deixou o avião com o “nariz no chão”, como mostram imagens. Ninguém se feriu e as causas do incidente estão sendo apuradas pelos Fuzileiros.

Um vídeo surgido horas depois do incidente mostra o momento exato em que o trem de pouso dianteiro sofre o colapso. A aeronave realmente estava sendo rebocada, e parece “quicar”, o que poderia indicar que os freios estavam acionados. Ao contrário do que o USMC falou ao NHK, a roda dianteira não quebrou. 

Ainda não se sabe o tamanho dos prejuízos e danos à aeronave. Os F-35 possuem o sensor Electro-Optical Targeting System (EOTS) instalado no nariz, usado para encontrar, rastrear e designar alvos aéreos e terrestres. Identificado por um prisma de vidro, o sensor pode ter sido danificado com a queda do trem de pouso frontal. Conforme observado pelo The Aviationist, a Collins Aerospace é a principal fabricante de todos os componentes do trem de pouso.

F-35 EOTS
Sistema Eletro-Óptico de Mira (EOTS) é instalado no nariz do F-35, identificado pelo prisma de vidro. Foto: Lockheed Martin.

Operado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Itália (e futuramente Japão e Coreia do Sul) o F-35B é a versão de pouso e decolagem vertical do principal jato stealth norte-americano. As outras duas variantes, F-35A e F-35C, são, respectivamente, para operações convencionais e a bordo de porta-aviões. 

Este incidente é mais de recente de uma série de eventos negativos envolvendo o F-35 em 2022. Em outubro a Força Aérea dos EUA perdeu um F-35A em um acidente que incendiou uma área de mata equivalente a 4 hectares. Outros dois acidentes marcaram o mês de janeiro: no dia 04 daquele mês um F-35A sul-coreano fez um pouso de barriga após sofrer um bird strike; em 25/01 um F-35C da Marinha dos EUA sofreu um grave acidente ao colidir contra um porta-aviões durante uma tentativa de pouso. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, F-35B, Incidente, usaexport