Advertisement

Acidente com F-35 da Força Aérea dos EUA

F-35 USAF Lakenheath

Um caça stealth F-35A Lightning II da Força Aérea dos EUA (USAF) caiu na Base Aérea de Hill, em Utah, na noite de quarta-feira (19). O piloto ejetou e foi levado ao hospital para observação. 

O acidente foi confirmado pela 388ª Ala de Caça, responsável por comandar quatro esquadrões de F-35 em Hill. A aeronave caiu em uma área descampada perto da base. 

Conforme o The War Zone, Hill é a base com mais caças do tipo nos EUA. O local também apoia várias atividades de avaliação, treinamento e teste de armas que incluem outras aeronaves. 

Segundo a mídia local, o piloto levou o caça furtivo para uma região desabitada antes de ejetar. “Voar aeronaves militares é um negócio arriscado que todos aceitamos quando vamos fazê-lo… Em primeiro lugar, estamos gratos por ele estar bem, ele saiu da aeronave. Estamos gratos por ninguém no solo ter ficado ferido”, disse o comandante da 388ª Ala, Coronel Craig Andrle, à KUTV

A queda do avião causou um incêndio que foi controlado rapidamente. Equipes especializadas em produtos perigosos também estiveram no local. Aviões de combate tendem a carregar componentes tóxicos e com o F-35 não é diferente, já que o jato é coberto por uma camada de material absorvente de radar (RAM). 

A Força Aérea está apurando as causas do acidente. 

Este é o quarto acidente com um F-35 em pouco menos de um ano. Em novembro de 2021, um F-35B da RAF caiu do porta-aviões HMS Queen Elizabeth ao tentar decolar. Menos de dois meses depois, um F-35A da Coreia do Sul fez um pouso de barriga depois de colidir com um pássaro. Ainda em janeiro, um F-35C da Marinha dos EUA colidiu com o porta-aviões onde tentava pousar, ferindo sete marinheiros. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, F-35, uesaexport, USAF