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Aeroporto de Congonhas poderá receber mais aviões a cada hora de operação

GOL Aeroporto de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas (SP) localizado perto do centro de São Paulo (SP), poderá receber mais aeronaves a cada hora de operação, com a entrada em vigor de uma nova regulamentação.

Com a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Congonhas agora pode receber até 44 movimentos de pousos ou decolagens por hora. Anteriormente a capacidade máxima estabelecida era de 41 movimentos (slots) por hora.

A ampliação também atende uma demanda da aviação executiva, para ter um espaço exclusivo de uso no local, sem depender da alta demanda da aviação comercial em Congonhas. Ao todo serão 8 slots por hora separados para a aviação geral de asa fixa, sendo que o movimento de helicópteros não é afetado pela determinação.

A nova regulamentação, válida a partir de março de 2023, também alterou a participação máxima de slots que cada companhia pode obter, aumentando de 40% para 45% este valor, além de alterar também os critérios de distribuição para novas entrantes, possibilitando que praticamente todos os slots remanescentes sejam repassados para empresas com pouca participação.

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Com base nessas alterações o BTG divulgou uma análise, onde aponta que a Azul tem chance de ampliar sua participação de voos em Congonhas para 15%, ante 7% atualmente.

Vale ressaltar que esse aumento de movimentos por hora não representa um risco para a aviação do local. O Aeroporto de Congonhas já chegou a ter 50 pousos e decolagens por hora, antes de 2007. Atualmente o local tem várias adequações de segurança, como o EMAS nas cabeceira e o asfalta da pista poroso, que escoa o excesso de água por baixo do pavimento, evitando a formação de poças que causam aquaplanagem das aeronaves.

Recentemente o terminal do Aeroporto de Congonhas foi arrendado pela AENA, juntamente com outros 10 aeroportos do Brasil por R$ 2,45 bilhões. A estatal espanhola será responsável pelo local nos próximos 30 anos, e a expansão da capacidade também significa maior receita para a empresa.

A grande promessa é que essa expansão da capacidade seja melhor aproveitada com modificações para aumentar o terminal, principal gargalo do Aeroporto de Congonhas.

 

Via: O Globo

 

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