Espaçonaves russas Souyz- Créditos: NASA

Astronautas da NASA e da agência espacial russa Roscosmos “estão trocando de lugar” uma nave russa Souyz de lugar na estação espacial internacional.

A operação está sendo feita pela engenheira de voo da expedição 64 Kate Rubins da NASA e os comandantes Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, ambos da Agência Espacial Russa Roscosmos.

A nave em questão vai se desencaixar do módulo Rassvet e vai ser encaixada no módulo Poisk, toda a ação deve terminar às 14h07.

Live da transmissão da NASA:

A realocação irá liberar o porto de Rassvet para a atracação de outro veículo da Soyuz, denominado Soyuz MS-18, que transportará três membros da tripulação da Expedição 65 para a estação no próximo mês. O astronauta da NASA, Mark Vande Hei e Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov da Roscosmos estão programados para lançamento na estação sexta-feira, 9 de abril, do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão.

Esta será a 15ª realocação geral do porto de Soyuz e a primeira desde agosto de 2019.

Kate Rubins, Ryzhikov e Kud-Sverchkov retornarão à Terra em 17 de abril no Soyuz MS-17 que os transportou para a estação espacial em outubro de 2020.

Além disso, vai ter a segunda missão comercial da NASA com astronuatas a bordo da nave da SpaceX Crew Dragon.

 

*Com informações da NASA