Azul Linhas Aéreas Airbus A321neo

Na semana de seu aniversário, o Aeroporto Internacional de Brasília recebeu mais uma visita rara. O Airbus A321neo da Azul Linhas Aéreas realizou pela primeira vez ontem(04) uma operação regular para o terminal brasiliense. 

Apesar de ser a primeira operação regular do avião da Azul em Brasília, a aeronave já havia passado pelo terminal há alguns meses. Na ocasião o Airbus A321neo estava cumprindo o voo AD 4375 de Belém para Campinas e precisou alternar Brasília devido à uma emergência médica. 

Desta vez o motivo foi a manutenção não programada do Embraer 195-E2 de matrícula PS-AEA. O E2 é o principal avião da rota Campinas-Brasília, no dia 3 de maio, o jato com a pintura rosa chegou com mais de uma hora e meia de atraso na Capital Federal devido a um problema na aeronave.

O PS-AEA deveria ter partido às 10h45 do dia 3 de maio de volta para Campinas, porém o voo foi cancelado. Na ocasião o mesmo avião também estaria escalado para o voo da tarde também na rota de Campinas para Brasília e também para o voo do dia 4 de maio pela manhã, que consequentemente também foi cancelado. 

Com a redução de frequências devido a baixa demanda, alguns horários não estão disponíveis. Com o cancelamento dos voos, os passageiros desses voos foram realocados para o voo AD 4397 do dia 4 de maio no Airbus A321neo com capacidade para 214 passageiros.

Como uma forma de conter os custos operacionais, foi viável para a Azul colocar uma aeronave maior para levar os passageiros dos dois voos cancelados em um voo já programado. 

Com isso, o Airbus A321neo de matrícula PR-YJC realizou o voo AD 4745 do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de Brasília, pousando às 15h05(hora local). A aeronave decolou de volta para São Paulo às 18h45 no voo AD 4397, ainda no dia 4 de maio(ontem) o Embraer 195-E2 que estava com problemas decolou de volta para Viracopos no voo AD 4549.