Advertisement

Antonov An-124 apreendido no Canadá será repassado para a Ucrânia e transportará carga militar

Antonov An-124 Antonov Airlines

Conforme noticiamos no dia 8 de março, um Antonov An-124 da Volga-Dnepr que transportava um carregamento com kits de teste da Covid-19 para o Canadá, acabou apreendido em decorrência dos conflitos na Ucrânia. 

Sem voar desde então, a Volga-Dnepr tentou reaver a aeronave parada, entretanto, o Antonov An-124 não deverá mais voar pela companhia russa, pelo menos enquanto os conflitos entre os russos e os ucranianos continuarem.

Segundo informações do portal ucraniano ZN (Zerkalo Nedeli), a aeronave agora será empregada para o apoio no transporte de carga militar dos Estados Unidos e Canadá para a Ucrânia.

O que chama a atenção é o fato de o An-124 de matrícula RA-82078 ter sido empregado para um frete aéreo humanitário a pedido do governo canadense no dia 5 de março, dias antes da proibição do sobrevoo de qualquer aeronave russa no espaço aéreo canadense. 

Contudo, após o pouso da aeronave no aeroporto de Toronto-Pearson, o Canadá e os Estados Unidos emitiram ordens executivas para o fechamento do espaço aéreo para as aeronaves russas, impedindo a sua decolagem. 

Com o desfecho inusitado, o futuro do RA-82078 na Volga-Dnepr está indefinido, ainda mais por se tratar de uma apreensão com base em uma sanção por conta da guerra na Ucrânia.

Ao que tudo indica, a aeronave deverá fazer parte da companhia ucraniana Antonov Airlines, detentora do finado An-225 que foi destruído no aeroporto de Gostomel, nas proximidades de Kiev. 

Com informações: Zerkalo Nedeli

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: An-124, Antonov Airlines, Antonov An-124, usaexport, Volga-Dnepr