Antonov An-124

Após um atraso do voo na manhã deste sábado (06/03) o Antonov An-124 finalmente pousou no Aeroporto de Guarulhos, localizado na Região Metropolitana de São Paulo.

O segundo maior avião cargueiro do mundo cumpriu um voo (ADB3741) de Paramaribo, no Suriname, para São Paulo, onde deve deixar uma carga para a Bosch, antes de seguir para Leipzig, na Alemanha.

O voo partiu inicialmente de Miami, Flórida (EUA), e a empresa contratante da carga foi a Kuehne+Nagel. Dentro do Antonov há uma carga de mais de 96 toneladas de equipamentos para abastecer a indústria automotiva brasileira.

A decolagem do Aeroporto de Guarulhos deve ocorrer no dia 07 de março, às 07h00. O destino desse voo é o Aeroporto de Leipzig, na Alemanha, onde o An-124 pousará às 20h00. Vale ressaltar que essa visita está confirmada no sistema da ANAC.

“Estamos orgulhosos em receber uma aeronave desse porte em GRU. Uma operação como essa reforça a importância logística do Terminal de Cargas e ratifica a nossa posição de maior aeroporto do Brasil e um dos mais importantes do mundo”, disse Gustavo Figueiredo, CEO da GRU Airport.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aeroflap (@aeroflap)

Nos últimos dias o An-124 ganhou destaque nas nossas publicações devido às visitas frequentes em Belém, no Pará, onde continua visitando para transportar equipamentos para a Vale.

Veja em vídeo a chegada do An-124 na transmissão ao vivo que foi realizada pela GRU Airport, que administra o aeroporto.

Em breve vamos atualizar essa matéria com mais vídeos do pouso e operação da aeronave em Guarulhos.

 

O Antonov An-124

O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.

A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.

Antonov An-124
An-124 em Pardubice, na República Checa- Foto: Via Internet

Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.

A aeronave é conhecida como o pai do maior cargueiro do mundo, o Antonov An-225, que tem 88 metros de envergadura e seis motores, ao contrário do An-124 que conta com quatro motores.