Advertisement

Após comprar caças Rafale, Indonésia recebe aprovação para adquirir caças F-15EX dos EUA

F-15EX EUA USAF

Horas após a Indonésia anunciar a compra de 42 caças Dassault Rafale da França, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de 36 caças F-15EX por US$ 13,9 bilhões ao país. 

Segundo a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), a Indonésia demonstrou interesse em adquirir 36 aeronaves Boeing F-15ID. Esta variante é equivalente ao F-15EX Eagle II, a versão mais moderna do caça originalmente desenvolvido pela McDonnell Douglas na década de 1970. 

F-15EX Eagle II em voo. Foto: Tech Sgt John McRell/USAF.

Ainda no ano passado o Marechal Fadjar Prasetyo, Chefe do Estado-Maior da Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (Força Aérea do Exército Nacional da Indonésia), confirmou que o país estava estudando a compra do Rafale ou F-15EX. Na época o oficial ainda afirmou que havia a possibilidade de compra dos dois modelos.

Na manhã de ontem, o CEO da Dassault, Eric Trappier, e o vice-marechal do ar Yusuf Jauhari, assinaram o contrato para aquisição de 42 Rafales.

F-15EX JHMCS
Piloto de F-15EX usando o capacete Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS) com display integrado. Foto: Samuel King Jr./USAF.

De acordo com o comunicado da DSCA, a Indonésia solicitou a compra de 36 aeronaves, motores General Electric F110-GE-129 ou Pratt & Whitney F100-PW-229, radares AESA AN/APG-82(v)1, suíte de guerra eletrônica AN/ALQ-250 Eagle Passive Active Warning Survivability Systems (EPAWSS), capacetes com display integrado JHMCS, pods IRST AN/ASG-34 e outros itens.

A possível compra também inclui suporte logístico e de engenharia, treinamento de pilotos e mecânicos, construção e projeto e outros serviços. 

Cabe destacar que esta é apenas uma aprovação do Departamento de Estado e não uma aquisição concreta como é o caso do Rafale. Além disso, a possível venda ainda deve ser aprovada pelo Congresso dos EUA. 

De qualquer forma, parece improvável que o país irá adquirir os caças norte-americanos após ter firmado o contrato com a Dassault e o governo francês. A Indonésia demorou anos para escolher um substituto para seus F-16A/B e F-5E/F Tiger II modernizados. Também foi cogitada a aquisição de caças Eurofighter Typhoon usados pela Áustria e F-16 modernizados pelos EUA. 

Rafale EQ da Força Aérea do Catar. Foto: Dassault.

Jacarta inicialmente escolheu o Sukhoi Su-35 Flanker-E da Rússia, mas o negócio foi barrado por ameaças de sanções econômicas a partir de Washington. A publicação do Departamento de Estado dos EUA coincidiu com a assinatura do contrato com a Dassault, o que deve ser resultado de longos procedimentos administrativos dentro do governo estadunidense. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Estados Unidos, F-15, F-15EX, Indonésia, Rafale, usaexport