AT-6 Wolverine textron
Aeronaves AT-6 Wolverine da Textron Aviation. Foto: Paul Bowen/Textron/Divulgação.

O AT-6E Wolverine, turboélice de ataque e vigilância, obteve o Certificado de Tipo Militar (MTC) da Força Aérea dos EUA (USAF). A conquista foi anunciada na segunda-feira (25) pela fabricante Beechcraft, parte do grupo Textron. 

A obtenção do MTC permite a exportação da aeronave por meio do Programa de Vendas Militares Estrangeiras, financiado pelo governo dos EUA, ou em processo de vendas comerciais diretas. O AT-6E é concorrente direto do A-29 Super Tucano da Embraer. Ambos estão em serviço pela Força Aérea dos EUA, com o modelo brasileiro atuando em um esquadrão de operações especiais. 

AT-6E Wolverine Beechcraft textron
O AT-6E em serviço com a USAF. Foto: Textron.

 “Alcançar a Certificação de Tipo Militar para o AT-6E é o culminar de um processo de vários anos e uma conquista significativa para nossa equipe, abrindo as portas para aliados em todo o mundo receberem o AT-6 em suas frotas”, disse Thomas Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC. 

“Somos gratos aos nossos funcionários em toda a organização pelo trabalho que fizeram para alcançar este marco vital, e continuamos comprometidos em equipar os combatentes e forças de paz em todo o mundo com o sistema de armas integrado mais capaz nesta categoria – o Beechcraft AT- 6E Wolverine.”

Foto: Andrea Jenkins/USAF.

Construído especificamente para ataques leves, contra-insurgência e contra organizações extremistas violentas (C-VEO), o Beechcraft AT-6 Wolverine de alto desempenho e baixo risco oferece precisão e resistência acessíveis em operações em ambientes austeros. 

A aeronave capacita os operadores com o Next Gen ISR, a melhor capacidade de ataque de precisão de vadiagem do setor, a capacidade de manter a pressão sobre os alvos e comunicações e vídeos confiáveis ​​​​em rede de espaço de batalha – conectando todos os sensores a todos os operadores – a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Beechcraft/Textron AT-6E Wolverine. Foto: Brett Schauf.
A Força Aérea dos Estados Unidos foi o cliente de lançamento do AT-6, concedendo um contrato em 2020 para dois AT-6E Wolverines. Já a Força Aérea Real Tailandesa é o cliente de lançamento internacional, assinando em 2021 a compra de oito Beechcraft AT-6TH Wolverines.
 
Via Beechcraft/Textron.