Advertisement

Avião da era soviética volta para a Cubana após 4 anos em manutenção

Com quase 94 anos de operações, a Cubana é hoje a principal companhia aérea de Cuba. Apesar da longevidade, nos últimos anos a companhia aérea opera com limitações em decorrência dos embargos pelos Estados Unidos que perduram desde a época da Guerra Fria. Como resultado: a companhia opera não só aviões da era soviética, bem como recorre a outras empresas para a realização de operações internacionais e domésticas, incluindo a manutenção de suas aeronaves em outros países, a exemplo de dois ATR estiveram em Brasília para a manutenção pesada (relembre clicando aqui).

Dada a situação, a movimentação de um Tupolev TU204 de matrícula CU-T1702 chamou a atenção no início da semana, o avião que estava na Rússia para uma manutenção pesada desde julho de 2019, voltando para Cuba somente em setembro de 2023, mais precisamente no dia 18 de setembro, conforme relatado pelo Portal Airline Geeks. Curiosamente este avião foi fabricado em agosto de 2007, operando exclusivamente todos os 16 anos na Cubana. 

Projetado ainda pela União Soviética no apagar das luzes da década de 1980,o Tupolev Tu-204 é uma aeronave bimotora com médio alcance, podendo transportar 210 passageiros a depender da configuração, sendo um dos raros concorrentes diretos frente ao Boeing 757. A manutenção foi feita no aeroporto russo de Ulyanovsk (ULY) e para o regresso até Cuba, o TU204 passou realizou o trajeto Ulyanovsk (ULY) – Reykjavik (KEF) – Gander (YQX) – Havana (HAV).

 

Tupolev Tu204 Cubana manutenção aeronaves
Foto: Flightradar24/Reprodução

 

Mesmo com o longo período, não se sabe o motivo pela tamanha demora no retorno do TU204, avião que ainda é produzido pela Rússia não necessita de peças ocidentais. Talvez os conflitos com a Ucrânia podem ter sido um dos motivos pelo longo período de manutenção.

Atualmente, a Cubana está sem operar a sua frota widebodie composto por dois Ilyushin Il-96-300, sendo que um dos aviões está na Rússia para manutenção, restando apenas um par de ATR-72 operacionais, sendo os mesmos que fizeram manutenção em Brasília.

Com a volta do TU204, não se sabe qual será o emprego da aeronave, sendo que este modelo pode ser empregado para rotas domésticas, como para outros países na América do Sul e Caribe.

Por fim, caso queira conhecer mais sobre a Cubana, fizemos um artigo especial que conta a história da companhia aérea que ficou conhecida como ‘A mais soviética das Américas’, para ler, basta clicar aqui.

 

Leia também: 

 

Com informações: Airline Geeks

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeronaves, cubana, Tu-204, Tupolev, usaexport