Advertisement

AW139M da Leonardo oferece excelente desempenho e versatilidade com tecnologia de última geração

Leonardo AW139M

Com mais de 1250 unidades vendidas, mais de 1100 entregues a cerca de 270 clientes em mais de 90 países, desde a sua certificação em 2004, e mais de 3,3 milhões de horas de voo registadas até à data, o AW139 da Leonardo continua a ser escolhido por operadores de todo o mundo para o espectro mais amplo de missões em todos os ambientes e condições climáticas confirmando o tipo mais vendido em sua categoria e o mais importante programa de helicópteros do setor de helicópteros em menos de 20 anos de operação.

A variante militar AW139M bimotor intermediário de 7 toneladas foi desenvolvida para atender aos requisitos específicos de usuários militares, de segurança interna e do governo.

Um helicóptero totalmente novo, o AW139M cumpre integralmente os mais recentes e rigorosos requisitos em termos de desempenho e segurança. Seus motores Pratt & Whitney, juntamente com um rotor principal de 5 pás de última geração, oferecem excelente desempenho mesmo em condições exigentes de calor e altas em todos os pesos, com uma excelente relação peso-potência.

A ampla cabine garante altos níveis de conforto para os passageiros, com um compartimento de bagagem acessível tanto pela cabine quanto externamente. Uma nova abordagem de design no AW139M significa que ele é equipado com um número reduzido de componentes, aviônicos integrados e fácil acesso a todos os sistemas para minimizar a manutenção programada e não programada.

O AW139 também possui um MGB exclusivo com capacidade de funcionamento a seco de mais de 60 minutos, garantindo maior confiabilidade e segurança, bem como capacidade de sobrevivência.

O AW139M pode ser usado para uma ampla gama de aplicações militares e de Segurança Interna, incluindo Vigilância, Utilitários/Transporte de Tropas, Inserção/Extração de Forças Especiais, MEDEVAC/CASEVAC, SAR/CSAR, Comando e Controle e Suporte de Fogo.

Projetado com capacidade multifuncional inerente e flexibilidade de operação, o AW139M é capaz de transportar até 10 tropas totalmente equipadas ou 15 passageiros em alta velocidade em sua grande cabine reconfigurável desobstruída. Duas grandes portas de cabine permitem entrada e saída rápida de tropas e pessoal. O AW139M oferece a melhor reserva de energia de qualquer helicóptero na classe intermediária de dois motores.

O AW139M possui excelente agilidade de potência e manobrabilidade, proporcionando excelentes qualidades de manuseio em uma ampla gama de condições operacionais, incluindo ‘quente e alto’.

A tecnologia de ponta inclui um sistema aviônico totalmente integrado, AFCS digital de 4 eixos com modos SAR, cockpit avançado compatível com NVG, separadores de partículas de entrada e sistema opcional de proteção contra gelo que permite operação segura durante o dia, a noite e em todos os ambientes.

O AW139M pode ser adaptado para atender aos requisitos específicos do usuário, utilizando uma ampla gama de kits de equipamentos de missão (até 1.000 kits certificados e disponíveis para clientes), incluindo rádios V/UHF, HF e SATCOM militares seguros.

Como resultado da nova abordagem de design, o AW139M usa menos componentes, se beneficia dos aviônicos integrados e oferece fácil acesso a todos os sistemas para tarefas de manutenção simplificadas, também graças ao avançado diagnóstico HUMS.

Vários clientes líderes escolheram ou já estão operando o AW139 em uma configuração militar, incluindo as Forças Armadas da Itália, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Malta, Austrália, Malásia, para citar alguns.

Além disso, a Leonardo e a Boeing entregaram os primeiros quatro helicópteros de teste MH-139A Gray Wolf para a Força Aérea dos EUA, enquanto o serviço procura substituir sua frota envelhecida de helicópteros UH-1N.

O Gray Wolf é um helicóptero multimissão – baseado no comprovado helicóptero AW139 de duplo uso de Leonardo – projetado para proteger mísseis balísticos intercontinentais e transportar funcionários do governo dos EUA e forças de segurança. A Boeing recebeu um contrato de US$ 2,4 bilhões em setembro de 2018 para até 80 helicópteros, sistemas de treinamento e equipamentos de suporte associados.

Veja mais em www.leonardo.com

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.