Advertisement

Beechcraft celebra entrega do 1000º T-6 Texan; aeronave pertence à Colômbia

Beechcraft T-6 Texan II

A Textron, dona da Beechccraft, celebrou na quarta-feira (12) a entrega do milésimo turboélice T-6C Texan II, bem como a conquista das 5 milhões de horas de voo em toda a frota global de T-6. A aeronave será entregue à Força Aérea da Colômbia. 

Baseado no Pilatus PC-9, o T-6 é concorrente direto do A-29 Super Tucano da Embraer, especialmente em sua versão AT-6 Wolverine. Todas as aeronaves Beechcraft T-6 Texan II são projetadas e fabricadas nas instalações da empresa em Wichita, Kansas.

“É uma honra comemorar a milésima entrega de uma aeronave verdadeiramente lendária”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “As forças aéreas e pilotos globais mais avançados do mundo confiam em nós para entregar uma ótima aeronave que lhes permite tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. Nossa força de trabalho de classe mundial vai além para projetar, fabricar, entregar e dar suporte ao principal instrutor de voo militar do mundo. É uma honra que as nações parceiras continuem confiando no Beechcraft T-6 Texan II como o padrão-ouro em capacidades de treinamento.” 

O milésimo treinador de voo militar T-6 foi entregue à Força Aérea Colombiana. A frota de cinco treinadores T-6C Texan II equipa o Comando de Combate Aéreo Nº 1 (CACOM-1) com sua lista inicial de aeronaves de treinamento militar avançado Beechcraft T-6C Texan II na Base Aérea Capitan Germán Olano Moreno em Palanquero, Colômbia.

A frota global do Beechcraft T-6 Texan II Integrated Training Systems (ITS) abrange cinco variantes, que foram fabricadas em uma linha de produção ativa com uma classificação de nível de prontidão de fabricação (MRL) líder do setor de 10.

T-6C Texan II com as cores da FAC

· Liderando a frota estão as aeronaves T-6A e T-6B do Joint Primary Aircraft Training System (JPATS) — operadas pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Marinha dos Estados Unidos, respectivamente.

 

· O T-6C é um treinador de voo militar exportável.

· O T-6C+ é uma variante armada exportável do T-6C.

· O T-6D é operado pelo Exército dos Estados Unidos.

“Juntos, nossa equipe criou um sistema de treinamento integrado que é a capacidade mais avançada e procurada do mundo para a produção de pilotos – em particular, pilotos de 4ª e 5ª geração”, disse Tom Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC. 

“Nossa nação conta com o T-6 há mais de 20 anos para treinar seus alunos de voo. Antes disso, os Estados Unidos contavam com o Beechcraft T-34 Turbo Mentor, o Beechcraft T-34 Mentor e o Cessna T-37 Tweet. Isso significa que todos os pilotos do Departamento de Defesa aprenderam a voar em uma aeronave Beechcraft ou Cessna por quase 70 anos.”

Textron/Divulgação,

A frota de 1.000 treinadores Beechcraft T-6 Texan II capacita as capacidades globais de pilotos em 13 nações e duas escolas de voo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Os operadores do T-6 incluem.

· Programa de Treinamento de Voo da OTAN no Canadá

· Programa de Treinamento de Pilotos de Jato Conjunto da Euro OTAN (ENJJPT) na Base Aérea de Sheppard, Texas

· Programa de Liderança da Aviação da Força Aérea dos EUA

· Força Aérea dos EUA, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Exército e Guarda Costeira

· Marinha Mexicana e Força Aérea Mexicana

· Força Aérea Helênica

· Força Aérea Argentina

· Força Aérea Iraquiana

Beechcraft AT-6 Wolverine- Foto: Textron

· Força Aérea Israelense

· Força Aérea Real

· Força Aérea Real Canadense

· Força Aérea Real Marroquina

· Força Aérea Real da Nova Zelândia

· Força Aérea Colombiana

· Força Aérea Real Tailandesa

· Força Aérea da Tunísia

Além disso, a Força Aérea dos EUA anunciou recentemente que uma 14ª nação adquirirá o T-6C por meio de um programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), alavancando os fundos de capacidade de parceria de construção de 2021 e 2022.

Experiência comprovada, acessibilidade 

Apoiado por mais de 90 anos de experiência na entrega de mais de 250.000 aeronaves em todo o mundo, os baixos custos de aquisição, operação e manutenção do Beechcraft T-6 Texan II permitem que as forças aéreas globais acelerem a produção de pilotos. 

Batismo dos T-6C Texan II. Foto: FAC/Divulgação.

Com uma base instalada que mais do que quadruplica seu concorrente mais próximo, a família de aeronaves Beechcraft T-6 Texan II é o Sistema Integrado de Treinamento (ITS) número um do mundo há mais de 20 anos. O Beechcraft T-6 Texan II capitaliza em uma linha de produção ativa com uma classificação de nível de prontidão de fabricação (MRL) líder do setor de 10, bem como uma cadeia de suprimentos comprovada e a acessibilidade de 85% de peças em comum com o Beechcraft AT-6E Wolverine.

Via Textron

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Colômbia, T-6, Textron, usaexport