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BH Airport celebra os 40 anos do Aeroporto de Confins

Quando integrantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram fazendas e plantações no Vetor Norte de Belo Horizonte, em uma missão secreta para encontrar a melhor área para a construção de um novo aeroporto, no final da década de 70, os mineiros ainda não sabiam, mas ali seria erguido um dos hubs de conexões mais importantes do Brasil: o BH Airport.

A área de 15 milhões de metros quadrados do município de Lagoa Santa escolhida por conta de sua boa topografia, por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras, seu fácil acesso a uma via expressa e por seu distanciamento seguro de zonas habitadas, receberia, anos mais tarde, a maior pista de pouso e decolagem construída até então no Brasil, além de um terminal moderno, por onde circulariam 90 mil passageiros no primeiro ano de operação.

Hoje, ao completar 40 anos, o Aeroporto de Confins (BH Airport) se consolida como referência nacional e internacional na qualidade de prestação de serviços aeroportuários, tendo recebido 10,5 milhões de passageiros e movimentado 28 mil toneladas de carga em 2023. Por meio de quase 70 destinos nacionais e internacionais, o BH Airport conecta Minas Gerais ao mundo e contribui para a conectividade e o crescimento econômico do Estado, empregando cerca de 6 mil pessoas.

Sustentabilidade em pauta

Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Em 2023, o BH Airport se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation. Além disso, recebeu por três vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

 

O melhor aeroporto do Brasil

Todos esses avanços fizeram do BH Airport uma referência em atendimento e deu ao terminal o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos. A medição é realizada anualmente pela Anac, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

Além disso, o BH Airport alcançou a primeira posição no ranking dos melhores aeroportos no Brasil que atendem entre 5 e 10 milhões de passageiros. A classificação é da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2023, conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos. O aeroporto alcançou a nota 4,56, em uma escala de 1 a 5, considerando diversos aspectos, como atendimento, infraestrutura, limpeza, segurança e conveniência.

 

História: 4 décadas de transformação

 

 

Ao longo dos últimos 40 anos, o BH Airport viveu significativas transformações, evoluindo de um saguão inicialmente vazio e considerado apenas um “ponto turístico” pela população curiosa, para se tornar um dos aeroportos mais importantes do país, sendo o terceiro maior do Brasil em número de destinos. Nessa trajetória, se destaca a última década sob a concessão da BH Airport, quando o aeroporto ganhou uma infraestrutura mais moderna, bonita e funcional. Os investimentos na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão.

 

Conheça os principais marcos:

 

1ª década: 1984 – 1994

Período marcado pela escolha do local de instalação na região metropolitana de Belo Horizonte, área que mais tarde foi dividida em dois municípios, conferindo ao aeroporto a inusitada característica de estar localizado em duas cidades: 63% em Confins e 37% em Lagoa Santa.

A região foi escolhida por ter uma localização estratégica próxima a uma via expressa e por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras. Os anos 80 também foram o período de construção do terminal, que contou com 1700 operários.

 

2ª década: 1994 – 2004

O aeroporto passa a ser visto como um ponto turístico pela população, que frequentava o terraço panorâmico e passeava pelo terminal para experimentar equipamentos que eram novidade na época, como escadas rolantes e elevadores.

Foi nos anos 90, também, que o aeroporto começou a oferecer destinos internacionais, sendo a primeira rota recorrente oferecida pela companhia LAB: Belo Horizonte – Santa Cruz De La Sierra (Bolívia). Esse foi um período de crescimento econômico no Brasil, o que contribuiu para o aumento da demanda por viagens aéreas.

 

3ª década: 2004 – 2014

Período com marcos importantes, como a chegada do centro de manutenção da GOL com mais de 145 mil metros quadrados divididos em três hangares. Em 2005, o terminal passou a receber 120 voos diários, o que representava um aumento de 85%, em relação ao início da operação.

Nessa época também foi criada a Linha Verde, a via expressa que conecta o centro de BH ao aeroporto. Em 2012 a Infraero, que administrava 100% o aeroporto, iniciou a reforma no terminal 1 para atender a demanda da Copa do Mundo.

 

4ª década: 2014 – 2024

Em 2014 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou o contrato de concessão do aeroporto à concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, uma das principais empresas de concessão de infraestrutura na América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich. Hoje, a concessionária tem 51% de participação no aeroporto, sendo os outros 49% da Infraero.

Nesse período destaca-se a construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano, além da ampliação da pista de pousos e decolagens. Também houve a entrega da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1, que foi assumida pela nova administração, mediante o reembolso da Infraero. Essa infraestrutura elevou a qualidade do atendimento aos passageiros.

A última década também foi marcada pela pandemia da Covid-19, que afetou a indústria global da aviação, com reduções significativas nas operações e uma série de desafios financeiros para o setor aéreo. Desde 2022 o setor vive uma retomada gradual na movimentação de passageiros.

Superando os desafios, em 2023, o BH Airport aumentou em 30% o número de destinos, chegando a 66 no total. Considerando os voos internacionais, o crescimento foi de quatro vezes, passando de 2 para 8 destinos atendidos.

 

Outras curiosidades

  • Os primeiros voos do BH Airport foram cargueiros e a primeira aeronave a pousar no terminal foi um Boeing da Vasp, no dia 10 de novembro de 1982, antes mesmo da inauguração oficial;
  • Em março de 1983 o primeiro avião internacional pousou em Confins: um Boeing Varig, que vinha de Roma. Ele trazia 35 toneladas de equipamentos que seriam instalados no aeroporto;
  • Em 1984 iniciaram os primeiros voos regulares, ano que encerrou com o marco de 90 mil passageiros em 946 aviões que pousaram e 943 que decolaram;
  • As primeiras companhias aéreas a operarem no terminal foram: Vasp, Varig, Cruzeiro do Sul e Transbrasil;
  • Em janeiro de 1984 um voo chamou a atenção no BH Airport: ele trazia João da Mata Ataíde, vencedor da São Silvestre em 1983. Era a 4ª vez que um brasileiro vencia a corrida;
  • O primeiro voo internacional saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi em julho de 1984. Era um Boeing fretado da Vasp com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
  • Em 2023, o BH Airport foi reconhecido pela Anac como o aeroporto mais sustentável do Brasil e pela Airport Carbon Accreditation como o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil.
  • O BH Airport quadruplicou o número de voos internacionais, passando de 2 para 8 destinos atendidos em 2023.

Aeroporto em números

  • Capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;
  • 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
  • 9 esteiras para devolução de bagagens;
  • 17 canais de inspeção de passageiros;
  • 27 elevadores e 14 escadas rolantes;
  • 625 vagas de estacionamento;
  • 44 posições para aeronaves;
  • 40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
  • 40 mil toneladas/ano de capacidade atual de carga;

 

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Via: BH Airport

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto de Confins, Aeroportos, BH Airport