Advertisement

Bulgária assina compra de mais oito caças F-16 Block 70

Lockheed Martin F-16V Block 70 Bulgária Colômbia

A Bulgária assinou a Carta de Oferta e Aceitação (LOA) para mais oito caças Lockheed Martin F-16 Block 70, efetivamente dobrando a compra anterior. O país deve receber os aviões a partir de 2027. 

O novo pedido já havia sido aprovado pelo governo dos Estados Unidos em abril deste ano. Conforme o Departamento de Estado informou na época, o Governo da Bulgária solicitou a compra de quatro caças F-16C e quatro F-16D (biposto) adicionais ao pedido original de oito aeronaves F-16C/D, aprovado em 2019. 

F-16 Block 70 Lockheed Bulgária.
Projeção artística do F-16 Block 70. Imagem: Lockheed Martin

O negócio, avaliado em US$1.673 bilhão, inclui 19 mísseis de médio alcance AIM-120C AMRAAM, 20 mísseis de curto alcance AIM-9X Sidewinder Block II, 28 bombas inteligentes GBU-39 SDB, quatro pods Sniper para orientação de bombas e identificação de alvos, kits JDAM para bombas Mk.82 de 500 libras e serviços como treinamento, apoio e suporte logístico e de engenharia.

A Lockheed Martin, fabricante dos caças, confirmou na segunda-feira (28) que o governo búlgaro assinou a LOA, dias depois de revelar o seu primeiro F-16 fabricado em quatro anos. A aeronave pertence ao Bahrein e também é um Block 70.

O parlamento búlgaro aprovou em setembro a compra do 2º lote de F-16, com 151 votos favoráveis, 42 contrários e oito abstenções. Com o novo acordo, o país será capaz de equipar um esquadrão inteiro com os jatos norte-americanos. 

Painel do F-16 Block 70.

“Adquirir novas aeronaves é extremamente importante para a força aérea búlgara. Temos aeronaves soviéticas antigas, que não podemos manter por causa dos problemas que ocorreram após o conflito na Ucrânia”, disse Dimitar Stoyanov, ministro interino da Defesa, na época. 

Membro da OTAN desde 2004, a Bulgária tem 13 caças MiG-29 Fulcrum como principal vetor de defesa aérea. Mesmo atualizados os aviões deverão dar baixa a partir de 2023, quatro anos antes do início das entregas dos F-16V Block 70. 

Por conta dos atrasos nas entregas, inicialmente previstas para 2023, a Bulgária quer alugar alguns caças enquanto os F-16 novos não chegam. O Saab JAS-39 Gripen é uma das opções e já foi ofertado pela Suécia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bulgária, F-16 Block 70, F-16V, usaexport