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China e Rússia atrasam de novo primeiro voo do CR929, fabricado em parceria entre países

China Rússia CR929

Após alterar o projeto da aeronave e iniciar do zero o CR929, a China e a Rússia declararam agora que o primeiro voo do novo widebody será atrasado. A meta agora é colocar o avião para voar em 2030, cerca de cinco anos além do previsto originalmente pelos dois países.

“Estamos fazendo tudo agora para iniciar os testes [de aeronaves] até 2030”, disse o ministro da Indústria russo Denis Manturov, em entrevista ao diário Moskovsky Komsomolets.

O atraso foi causado pela recente mudança nos rumos do projeto, em negociações entre a estatal chinesa COMAC e a russa UAC, também estatal. As duas empresas decidiram tomar como foco alterar o projeto para receber somente componentes russos e chineses. 

Guanghui não citou que as peças estão sendo fabricadas, como afirmado em 2021, mas no momento o fornecedor da fuselagem e da empenagem traseira da aeronave já estão selecionados. A produção de componentes começará em 2023, provavelmente.

A Rússia e a China possivelmente devem priorizar um CR929 com motores PD-35, de desenvolvimento da estatal russa Aviadvigatel, com base nos motores de nova geração do MC-21, mais econômicos no consumo de combustível.

Quando o projeto preliminar for finalizado, a CRAIC trabalhará no rascunho do projeto, e logo depois nos últimos detalhes antes da montagem final dos primeiros componentes ser iniciada.

Anteriormente a CRAIC anunciou que o novo conceito do CR929 se aproxima do tamanho do A330-900neo, e também vai precisar de um motor ainda mais potente, com 78000 lbs de empuxo, antes a UAC estimava um motor de 71000 lbs para a aeronave.

Apesar do tamanho maior, a estimativa de autonomia permanece a mesma (para o CR929-600), de 12000 km. De acordo com a CRAIC isso é suficiente para cumprir a maioria das rotas de longa distância, incluindo os voos da Ásia para os Estados Unidos.

A família de aeronaves incluirá versões com a fuselagem esticada (CR929-700) e com a fuselagem menor (CR929-500).

A aeronave tem agora 63,25 m (208 pés) de comprimento, disse a UAC. Isso é apenas 45 cm mais curto que o A330-900neo, apesar disso a largura da fuselagem é de quase 6 metros, maior que a concorrência e equiparável ao A350, uma aeronave de categoria superior.

 

 

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