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Companhia aérea russa firma acordo de US$ 645 milhões por aeronaves ‘presas’ no país

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A companhia aérea russa Aeroflot chegou a um acordo milionário com a empresa de leasing irlandesa AerCap por uma compensação financeira de 17 aeronaves que não foram devolvidas no início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia em fevereiro de 2022.

O acordo entre as empresas abrange os 17 aviões além de cinco motores que haviam sido repassados para a Aeroflot logo nos primeiros dias dos conflitos. O valor do acordo ficou em US$ 645 milhões, como parte das tratativas, as aeronaves agora são de propriedade da companhia aérea.

As aeronaves envolvidas no processo não foram detalhadas mas são modelos da Airbus e da Boeing que haviam sido alugados para Aeroflot e Rossiya além dos processos judiciais contra a NSK e outras empresas do grupo. 

Os conflitos no campo judicial começaram após o governo russo declarar que as aeronaves uma vez registradas com matrículas do país se tornavam de propriedades de companhias aéreas da Rússia. A determinação na época foi uma resposta do país para as várias sanções que o setor aéreo recebeu, impedindo inclusive de receber peças das maiores fabricantes para manutenção da frota já existente.

Aeronaves que foram encomendadas para companhias russas não foram entregues e consequentemente repassadas para outras empresas. Mais de 400 aeronaves ficaram ‘presas’ no país, sendo utilizadas ainda em voos comerciais e outras como apoio de peças para outros aviões entre elas pouco mais de 100 que pertencem a AerCap.

“Em 5 de setembro de 2023, recebemos recursos de liquidação de seguro em dinheiro no valor total de aproximadamente US$ 645 milhões em liquidação total de nossas reivindicações de seguro sob as apólices de seguro do grupo Aeroflot em relação às 17 aeronaves e cinco motores sobressalentes arrendados para Aeroflot e Rossiya. A partir do recebimento desses recursos de liquidação de seguro da Companhia de Seguros NSK [as seguradoras da companhia aérea], liberamos nossas reivindicações contra a NSK, Aeroflot, Rossiya e suas resseguradoras internacionais com relação a essas aeronaves e motores.” Disse a AerCap em comunicado.

O acordo entre Aeroflot e AerCap havia sido aprovado pelos departamentos de Tesouro e Comércio dos EUA, o que permitiu ao desfecho favorável apesar de ainda haver questões sobre as outras aeronaves que ainda estão na Rússia para serem resolvidas. 

 A parte em questão se direciona para as outras empresas que a AerCap tem negociado como a S7 Airlines, Ural Airlines e a Smartavia. A quantidade de aeronaves alugadas são de 44, 20 e 11 respectivamente.

A AerCap também reduziu os valores cobrados em uma ação de ‘seguro contigente’ na qual a apólice cobrada antes do acordo com a Aeroflot era de US$ 3,4 milhões e agora passou a ser US$ 2,75 milhões.

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Com informações da Simple Flying

 

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