Lockheed Martin F-16V
F-16V. Arte: Lockheed Martin.

A Lockheed Martin anunciou na segunda-feira (22) que componentes importantes dos novos F-16V Block 70/72 serão fabricados na Polônia. A partir de 2022, a PZL Mielec, subsidiária polonesa da Lockheed, vai produzir uma série de partes para o programa. 

A PZL será responsável por fabricar as fuselagens traseira e dianteira, estrutura e painéis laterais do cockpit e compartimento frontal de equipamentos.

Os produtos serão enviados à linha de produção final do F-16 em Greenville, no estado americano da Carolina do Sul. A Lockheed reforça que a última vez que a PZL esteve envolvida na produção de caças foi na década de 1960.

F-16V cockpit
Cockpit do F-16V Viper Block 70/72.

“O anúncio de hoje reforça nosso compromisso com a PZL Mielec e com o crescimento da presença industrial da Lockheed Martin na Polônia, onde atualmente empregamos cerca de 1.600 pessoas diretamente e mantemos o trabalho de mais de 5.000 pessoas na cadeia de fornecimento polonesa”, disse Robert Orzylowski, diretor da Lockheed Martin para Polónia, Europa Central e Oriental.

“Durante nossa parceria estratégica de mais de 20 anos com a Polônia, oferecemos transferência de tecnologia, oportunidades de pesquisa e desenvolvimento, empregos sustentáveis ​​de alta tecnologia de longo prazo, crescimento e exportações”, acrescenta Orzylowski. “A aquisição do F-35 pela Polônia abriu as portas para uma nova expansão deste relacionamento e ajudou a possibilitar o anúncio emocionante de hoje.”

Em 2019, a Polônia anunciou a aquisição de 32 caças F-35A. Além disso, a Força Aérea Polonesa já possui 48 caças F-16C/D Block 52+. No Dubai Airshow, a Lockheed revelou que tem pedidos para 128 novos F-16 e vê um mercado total de 300 ou mais, incluindo jatos encomendados.

F-16V Artwork
Projeção artística do F-16V com loadout ar-ar. Imagem: Lockheed.

“O F-16 continua sendo uma parte crítica da Força Aérea Polonesa”, disse Danya Trent, vice-presidente da Lockheed Martin para o programa F-16. “Este novo trabalho de produção na PZL Mielec garantirá ainda mais a Polônia como parte da empresa global F-16 por muitos anos.”

DEIXE UMA RESPOSTA