Congresso dos EUA bloqueia aposentadoria de caças F-22, e pede orçamento para modernizar as aeronaves

Caça Lockheed Martin F-22
Foto: USAF/Divulgação

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) divulgou recentemente mais detalhes sobre o seu planejamento de atualizar caças F-22A, da série Block 20, a primeira produzida pela Lockheed Martin, e sem importantes atualizações presentes na versão Block 30 e 35.

A estimativa de gasto com a atualização partiu de um pedido do Congresso dos EUA, após a USAF solicitar a aposentadoria de 33 aviões Block 20, utilizados somente em treinamentos. Os deputados recusaram a aposentadoria, e pediram um orçamento para atualizar essas aeronaves.

O General Brigadeiro Dale White, responsável por este projeto, então disse que a Força Aérea já buscou um orçamento com preços atualizados junto à Lockheed Martin, fabricante das aeronaves. Os novos preços serão divulgados em setembro.

Nas estimativas de 2019, apresentadas na época pelo secretário da Força Aérea, Frank Kendall, a fabricante estimou que precisaria de US$ 2 bilhões para atualizar as 33 aeronaves F-22A Block 20.

F-22 baia EUA USAF

Caça F-22 da USAF, com a baía de armas aberta.

Do outro lado, os militares preferem direcionar o gasto para atualizar caças F-22 de versões mais recentes, e para desenvolver um novo caça avançado dos EUA, o NGAD, e as plataformas sem tripulantes da 6ª geração. O desenvolvimento do NGAD pode consumir US$ 1,7 bilhão do orçamento somente em 2023.

O caça de 5ª geração criado ao longo da década de 90 conta atualmente com 186 unidades na frota da USAF. O planejamento é aposentar todos até 2039, se o desenvolvimento do NGAD for tão rápido como do primeiro protótipo.

Conceito do NGAD, um caça de 6ª geração. Imagem: USAF.

O F-22 foi por várias vezes divulgado na imprensa e pela própria Força Aérea dos EUA como uma aeronave revolucionária, no entanto, a contrapartida de todo esse avanço há mais de 20 anos foi um altíssimo custo de produção, juntamente com um alto custo de manter o caça na frota.

Algo que pode ajudar na redução de custos de operação do novo NGAD é o novo motor desenvolvido pela GE Aviation, que promete reduzir em até 25% o consumo de combustível sem afetar o desempenho.

Atualmente a Lockheed Martin não fabrica o F-22, e todo o ferramental está estocado para evitar o repasse da tecnologia para outros países, que fazem versões próprias “concorrentes” do F-22, como o Su-57, da Rússia, e o J-20, da China.

 

 

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