• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Conheça dois aviões que foram da TransBrasil e que ainda voam por aqui

Aviões Boeing 737 Transbrasil brasil voam Sideral
Foto: PAUL LINK via Jetphotos

Na semana passada, dois Boeing 767-200 que faziam parte da TransBrasil se tornaram notícia após o Aeroporto de Brasília anunciar a retirada das suas carcaças

Apesar do saudosismo e lembranças das operações da colorida companhia por parte dos entusiastas da aviação, existem poucas aeronaves da TransBrasil que ainda estão na ativa, com destaque para dois Boeing 737 que ainda estão voando ativamente nos céus do Brasil. 

Operando como cargueiros, o PR-SLI (Boeing 737-300F) e o PR-SDM (Boeing 737-400F), ambos da Sideral, fizeram parte da TransBrasil nas décadas de 1980 e 1990, e contam com um amplo currículo operacional, confira a seguir.  

 

PT-TEC TransBrasil atual PR-SLI da Sideral Linhas Aéreas (MSN 23708 LN:1395)

TBA_B733_PT-TEC_BSB_Exavia_1200

 

PR-SLI Boeing 737-375(BDSF)

 

Há 36 anos operando, este Boeing 737-300 Classic conta com uma ampla lista de operadores, na maioria europeus. A aeronave foi encomendada inicialmente para a Canadian Airlines International, entretanto, o avião acabou tendo a TransBrasil como o seu primeiro operador em junho de 1987 sob o registro PT-TEC, permanecendo na frota até meados de 1995. 

A partir de setembro de 1995, a aeronave fez a sua estreia na Europa operando para a Gerogian Airways. Entre 1996 e 2004 o avião fez parte da Germania (Alemanha) e EasyJet (Reino Unido), incluindo também acordos de leasing de curta duração pelo banco Deutsche BA. 

Aviões Boeing 737 Transbrasil brasil voam Sideral

O ex-PT-TAC operando pela EasyJet do Reino Unido Foto: Aero Icarus via Wikimedia Commons


Convertido para cargueiro em junho de 2005, a aeronave operou pela Kitty Hawk Aircargo (Estados Unidos), marcando presença na espanhola Swiftair a partir de julho de 2008, no qual operou até 2016. Entre 2016 e 2017 o avião operou na European Aviation (Reino Unido) e Maleth-Aero (Malta). 

Em novembro de 2021, foi a vez da Sideral Linhas Aéreas assumir a operação do jato, estando presente nas operações dos grandes aeroportos do Brasil, com maior frequência em Brasília (BSB), Guarulhos (GRU), Recife (REC), Confins (CNF), Salvador (SSA), Curitiba (CWB) e Fortaleza (FOR). 

Veja também:

 

PT-TDA/PT-TDC TransBrasil atual PR-SDM da Sideral Linhas Aéreas (MSN 24690 LN:1885)

PT-TDA

Sendo um Boeing 737-400 também da linha Classic, esta aeronave com os seus 32 anos operou na TransBrasil em duas oportunidades, sendo a primeira em dezembro de 1995 com a matrícula PT-TDA e em novembro de 1996 com o registro PT-TDC, contudo, o avião ostentava uma pintura híbrida da espanhola Futura International Airways.

Curiosamente, este avião operou também brevemente no final de 2000 e início de 2001 na Nacional Transportes Aéreos com a matrícula PP-NAC, companhia que operava voos fretados e sob demanda. 

Nacional Transportes Aéreos - PP-NAC

Apesar de este avião ter começado a voar pela empresa Turca Pegasus em julho de 1990, a maioria dos seus operadores estiveram no continente europeu durante toda a década de 1990, com passagens nas companhias Futura (Espanha), Nordic European Airlines (Suécia), Aer Lingus (Irlanda), Corsair (França) e Jetairfly (Bélgica).  

Convertido em cargueiro somente em novembro de 2016, o então PR-SDM passou a fazer parte da brasileira Sideral Cargo em janeiro de 2017, onde opera desde então. Incluindo a tradicional pintura branca da Sideral, o PR-SDM já recebeu a chamativa pintura do Mercado Livre, porém, com o fim do acordo entre a Sideral e a empresa de e-commerce, o avião atualmente conta com a pintura dos Correios. 

Confira a trajetória do PR-SDM dentro da Sideral: 

PR-SDM

PR-SDM

 

Aviões Boeing 737 Transbrasil brasil voam Sideral

Foto: Eduardo Salesp via Jetphotos

 

Para quem quer matar a saudade e conhecer um pouco a história da TransBrasil, fizemos um artigo com mais detalhes acerca das aeronaves da companhia que estão em Brasília, para acessar, basta clicar aqui

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]