Advertisement

Dinamarca e Lockheed oficializam entrega de caças stealth F-35

Entrega oficial de quatro caças stealth F-35 marcam nova era na Força Aérea Real da Dinamarca. Foto: Ministério da Defesa Dinamarquês. República Tcheca

A Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) realizou no domingo (01) a cerimônia oficial de entrega dos seus quatro primeiros caças F-35 Lightning II. O recebimento dos aviões stealth marca uma nova era na aviação do país, que já se despede dos veteranos F-16 Fighting Falcon.

Os quatro aviões já haviam chegado no país em meados de setembro. A cerimônia foi realizada na base aérea de Skrydstrup, onde a Lockheed Martin entregou oficialmente o certificado de propriedade dos F-35 da Dinamarca à Organização de Aquisição e Logística do Ministério de Defesa da Dinamarca. A solenidade ainda teve participação de mais de 450 líderes governamentais, militares e industriais dinamarqueses e aliados para comemorar o marco. Mais de 10.000 cidadãos locais participaram na visitação pública na base.

“A chegada dos primeiros F-35 à Dinamarca é um evento histórico para a Defesa Dinamarquesa e a Força Aérea Real Dinamarquesa. É graças à cooperação estreita e profissional entre a Lockheed Martin, a parceria F-35 e a Defesa Dinamarquesa, que a Dinamarca ultrapassa agora o limiar para o futuro da defesa aérea”, disse o Ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen.

A Dinamarca é membro do programa F-35 há mais de 20 anos. O país aderiu ao projeto durante a fase de Desenvolvimento e Demonstração do Sistema e ainda contribuiu com o arrendamento de um F-16, que serviu como avião-paquera no programa de Desenvolvimento, Teste e Avaliação do F-35. A indústria dinamarquesa também contribuiu para as atividades de produção, desenvolvimento e sustentação do F-35 e hoje está construindo peças e componentes para cada uma das mais de 3.100 aeronaves projetadas para serem fabricadas, afirma a Lockheed

“Este evento marcante é a concretização da visão, previsão e investimento estratégico que a Dinamarca fez há mais de uma década. Esperamos que o F-35 desempenhe um papel crucial nas missões de segurança do século 21 para a Dinamarca , proporcionando capacidade incomparável de 5ª geração, conectividade e interoperabilidade”, disse Greg Ulmer , vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics. “O F-35 integra forças conjuntas, proporcionando um efeito de rede incomparável entre as forças aliadas e fortalecendo significativamente a dissuasão baseada em alianças em todos os domínios”.

Dinamarca comprou 27 caças F-35 para substituir 33 F-16. Foto: Lockheed Martin.
Dinamarca comprou 27 caças F-35 para substituir 33 F-16. Foto: Lockheed Martin.

Com a entrega dos aviões, a Dinamarca torna-se o 10º país europeu a implantar o F-35 em seu território. A Lockheed projeta que até meados da década de 2030 mais de 600 F-35 estarão implantados na Europa em bases da OTAN e na Suíça. Os membros da OTAN no programa do F-35 incluem Bélgica, Canadá, Finlândia, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega, EUA, Reino Unido e Polônia. 

Embora seja parceira do programa desde 2002, foi apenas em 2016 que o governo dinamarquês assinou o contrato para compra de 27 F-35A. Além dos quatro aviões oficialmente entregues neste final de semana, outros seis permanecem na base aérea de Luke, no Arizona, apoiando atividades de treinamento cooperativo internacional do modelo. Os jatos stealth vão substituir os 33 F-16A/B MLU da RDAF, que deverão dar baixa até 2024. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Dinamarca, F-35, usaexport