Advertisement

Em sua maior operação de repatriação, avião da FAB para Israel é o mais acompanhado do mundo

Aeronaves Força Aérea Brasileira 150 Santos Dumont Israel

‘Voltando em Paz’, esta é o nome designiado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a sua maior operação de repatriação que está sendo realizada em Israel. O primeiro avião, um Airbus A330 que tem a designição militar KC-30 já chegou em Tel Aviv para o primeiro voo de regresso de brasileiros presos no país em razão da guerra.

A FAB vai utilizar suas maiores aeronaves na missão ‘Voltando em Paz’, o KC-30 sendo o Airbus A330 transportará até 230 passageiros realizando voos com as duas aeronaves disponíveis. A primeira, de matrícula FAB2901 já chegou a Tel Aviv em Israel e tem previsão de chegada ao Brasil por volta de 01h00 já desta quarta-feira (11) em Brasília.

O FAB2901 inclusive foi o voo mais acompanhado do mundo no FlightRadar24 nas primeiras horas desta terça-feira (10) com mais de 5.000 pessoas simultaneamente. A aeronave KC-30 (Airbus A330) decolou de Brasília ainda no domingo (08) com destino a Roma na Itália onde realizou uma parada antes de seguir para Israel nas primeiras horas de hoje.

Voo de repatriação FAB FlightRadar

O avião tem previsão de decolagem de Tel Aviv com os brasileiros repatriados em meio a guerra em Israel no começo da tarde desta terça-feira. O segundo A330 já chegou em Roma, e deverá realizar o mesmo percurso do primeiro avião até em Tel Aviv nas próximas horas.

A Força Aérea Brasileira também disponibilizará também dois Embraer KC-390 com capacidade para até 60 passageiros para a missão ‘Voltando em Paz’. Existe a possibilidade de outros dois aviões VC-2, callsing do Embraer 190, também realizarem voos caso seja necessário.

O segundo voo operado pelo KC-30 deverá decolar por volta de meio-dia quarta-feira (11), chegando no Rio de Janeiro (GIG) ainda no mesmo dia, por volta das 23h00.

O terceiro voo que deverá ser realizado com o avião multi-missão KC-390 tem previsão de decolagem para o início da tarde de quinta-feira (12). Em razão da sua capacidade de voo, o avião deverá realizar escalas em Lisboa e Recife antes de chegar no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo já na sexta-feira (13). 

O quarto voo tem previsão de decolagem de Israel no início da tarde de sexta-feira, operado pelo Airbus A330, chegando ao Rio de Janeiro na noite do mesmo dia. O quinto voo também será operado pelo KC-30 no sábado, decolando de Tel Aviv e chegando ao Galeão no mesmo dia. Por enquanto não há o detalhamento dos outros voos de repatriação da FAB.

 

Leia também:

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.