Advertisement

KC-390, KC-30 e VC-2: os aviões da FAB que irão para Israel

Airbus KC-30, KC-390 e VC-2 serão usados na missão de repatriação de brasileiros que estão em Israel. Foto: FAB.

Frente aos intensos conflitos entre as forças de Israel e jihadistas do grupo islâmico Hamas, o governo brasileiro destacou a Força Aérea Brasileira (FAB) para uma missão de repatriação no Oriente Médio.  Segundo o Itamaraty, existem 14 mil brasileiros em Israel e 6 mil na Palestina, que poderão voltar ao Brasil nos aviões da FAB se assim quiserem. 

Observando as condições em Israel, o Comando da Aeronáutica ficou de sobreaviso. Com a ordem dos Ministérios da Defesa e Relações e Exteriores, a FAB destacou seis aviões de grande porte de três modelos diferentes: dois Embraer VC-2, dois Embraer KC-390 e mais dois Airbus KC-30. Um dos Airbus deve decolar no final da tarde de domingo (08), com destino a Itália. De lá a aeronave parte para Tel Aviv quando a lista de repatriados estiver pronta.

Conheça mais sobre os aviões destacados para resgatar os brasileiros em Israel.

Airbus KC-30 – maior avião da frota

Em serviço desde 2021, os dois Airbus KC-30 (A330-200) vieram para substituir os antigos Boeing KC-137, conhecidos popularmente como sucatão. Com 59 metros de comprimento e capacidade para transportar 238 passageiros, 45 toneladas de carga e alcance de 14,5 mil quilômetros, são os maiores aviões já usados na Força Aérea. São operados pelo Esquadrão Corsário a partir da Base Aérea do Galeão (RJ).

Airbus A330 (KC-30) da FAB é escoltado por caças F-5EM. Contrato de conversão dos A330 da FAB será assinado ainda em 2023.
Primeiro Airbus KC-30 da FAB sendo escoltado por caças F-5EM Tiger II do 1º GAvCA. Foto: FAB.

Fabricados em 2014, os jatos foram adquiridos de segunda mão da companhia aérea Azul no âmbito do programa KC-X3, custando US$ 80 milhões. Atualmente são usados apenas no transporte de passageiros, mas a FAB deseja converter os aviões para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), adaptando-os para missões de reabastecimento em voo, transporte de cargas e evacuação aeromédica. Para isso, um contrato com a Airbus deve ser assinado até o final desse ano. 

Detalhes da aeronave

  • Envergadura: 60,3 metros
  • Comprimento: 59 metros
  • Alcance: 14,5 mil quilômetros
  • Motores: 2x Rolls-Royce Trent 772, com 71 mil libras de empuxo
  • Capacidade: 238 passageiros e 45 toneladas de carga
  • Quantidade: 2

Embraer KC-390 Millennium – Cargueiro tático

Operado pela FAB desde 2019, o KC-390 Millennium é o maior avião militar projetado no país, capaz de transportar até 26 toneladas. O modelo fabricado pela Embraer visa substituir os veteranos C-130 Hércules, que no Brasil devem dar baixa até 2024. Seis aeronaves (das 19 encomendadas pela FAB) já estão operando com os esquadrões Zeus e Gordo nas bases de Anápolis (GO) e Galeão. 

Embraer KC-390
Foto: Embraer/FAB/Divulgação

O modelo é multimissão: além de transportar soldados e veículos, pode fazer reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, combate a incêndios, busca e salvamento e outras atividades. Além do Brasil, o KC-390 também foi comprado por Portugal, Hungria, Holanda e Áustria e tem chamado atenção de países como Índia, Suécia e Emirados Árabes. A aeronave promete ser mais um sucesso de vendas da Embraer.

Detalhes da aeronave

  • Envergadura: 35,2 metros
  • Comprimento: 35,5 metros
  • Alcance: 5000 mil quilômetros com 14 toneladas de carga
  • Motores: 2x IAE V2500-E5, com 31,3 mil libras de empuxo
  • Capacidade: 26 toneladas de carga; 80 soldados; 64 paraquedistas
  • Quantidade: 6

Embraer VC-2 – Jato presidencial 

Completando os jatos destacados para o resgate dos brasileiros em Israel estão os Embraer 190 em sua versão VIP, designados VC-2. Adquiridos em 2008 por R$211 milhões para substituir os antigos VC-96 (737-200), chamados de “Breguinha”, são parte da frota presidencial brasileira. Portanto, são operados pelo 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE), da Base Aérea de Brasília.

Embraer VC-2 é parte da frota presidencial da Força Aérea Brasileira. Foto: SO Johnson Barros.
Embraer VC-2 é parte da frota presidencial da Força Aérea Brasileira. Foto: SO Johnson Barros.

Para a missão, a aeronave recebeu adaptações, como rádios para comunicação segura e por satélite, datalink, cabine presidencial com toalete privado, mesa de reuniões, área de descanso e outros. Os jatos foram batizados Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo. Além de transportar o presidente da república e ministros de estado, os VC-2 também são usados em atividades de apoio às viagens presidenciais, como as missões precursoras. Em 2020 a FAB empregou os mesmos aviões para repatriar brasileiros que estavam na China em meio à pandemia de Covid-19.

Detalhes da aeronave

  • Envergadura: 28,7 metros
  • Comprimento: 38,6 metros
  • Alcance: 5300 mil quilômetros
  • Motores: 2x General Electric CF34-10E, com 20 mil libras de empuxo
  • Capacidade: 46 passageiros e oito tripulantes.
  • Quantidade: 6

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Artigos, Militar, Notícias

Tags: fab, Israel, KC-30, KC-390, usaexport