Cavok Antonov An-12
Foto: Emerson Farias

A empresa ucraniana Cavok, realizou seu primeiro voo para o Brasil com o Antonov An-12 após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia no final do mês de fevereiro.

A companhia tem realizado voos com uma certa frequência para o Brasil, tendo passado por algumas cidades transportando cargas com o guerreiro Antonov An-12 de 50 anos de idade.

O UR-CKM ficou baseado fora da Ucrânia, até mesmo por conta do espaço aéreo ter sido fechado no país. Desde então, a Cavok manteve o avião ativo em outros países. 

O avião segue a pleno vapor operando quase todos os dias, nas últimas semanas realizou diversas viagens para Luanda na África. Agora o Antonov An-12 da Cavok foi escalado para voar até o Brasil em uma carga ‘urgente’ segundo relatos.

Não se sabe qual é o tipo de carga embarca e também não há informações do que levará do Brasil para o exterior. 

O UR-CKM chegou no Recife por volta das 13h35 desta quinta-feira (26), a aeronave chegou para realizar escala técnica e também para descanso dos tripulantes.

Antonov An-12 Cavok
Foto: Emerson Farias

Antes de chegar ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, o Antonov passou pela Ilha do Sal e tem como destino final o Aeroporto Internacional de Viracopos.

O avião da Cavok tem previsão de decolar às 06h00 para Campinas, e antes de deixar o país ainda passa novamente por Recife, chegando por volta das 17h00.

O destino final com a nova carga é Luanda, com previsão de decolar do Recife no sábado às 10h00.