Advertisement

EUA aprovam venda de mísseis AMRAAM e Sidewinder ao Japão

Um F-16C carregando mísseis AIM-120C AMRAAM (ponta da asa), AIM-9M Sidewinder (parte mais externa da asa), e AGM-88B (mais interno). O cabide do AIM-9 carrega o decoy ALE-50. Foto: Kevin J. Gruenwald/USAF.

O Japão recebeu aprovação do Departamento de Estado dos Estados Unidos para comprar um total de 164 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. Somadas, as duas possíveis vendas, totalizam US$ 283,3 milhões.

A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA) informou o Congresso na última sexta-feira (15) sobre as possíveis vendas às Forças de Autodefesa do Japão (JSDF). Tóquio solicitou a compra de 120 mísseis de médio alcance guiados por radar AIM-120C-8, três seções de orientação e mísseis de treinamento. O outro acordo envolve 44 mísseis de curto alcance e guiados por calor AIM-9X Block II e 29 mísseis de treinamento aéreo cativos (CATM). Nos dois casos o Japão também solicitou peças sobressalentes, documentação técnica e suporte logístico. 

De acordo com a agência, a venda “apoiará os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso económico na região Indo-Pacífico.”

Caça Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão, armado com mísseis antinavio ASM-2 (Type 93) e mísseis ar-ar AAM-3. Foto: JASDF.
Caça Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão, armado com mísseis antinavio ASM-2 (Type 93) e mísseis ar-ar AAM-3. Foto: JASDF.

O negócio entre Tóquio e Washington é justamente um reflexo das crescentes tensões com a China, Rússia e Coreia do Norte na região. Para responder as ações expansionistas de Pequim, os países vizinhos tem aumentado seus orçamentos de defesa, seja com a importação de material bélico ou com o desenvolvimento local de armamentos. 

Os mísseis serão usados pelos caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão, o F-2 Viper-Zero, F-15J Kai e o F-35 Lightning II

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, Japão, Mísseis, usaexport