Advertisement

F-35 assume policiamento aéreo da região de BENELUX

Caças F-35 da Holanda estão de prontidão para defender espaço aéreo dos Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. Foto: OTAN.

Desde quarta-feira (25), caças stealth F-35 Lightning II passaram a realizar o policiamento aéreo da região de BENELUX. A mudança é um passo adicional para integrar meios de quinta geração em missões defensivas permanentes, destaca o comando aéreo da OTAN. 

No primeiro desdobramento, dois F-35 se juntaram a um par de F-16 na prontidão para vigiar a região composta por Bélgica, Luxemburgo e a própria Holanda. As aeronaves estão prontas para executar o alerta de reação rápida (QRA) 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Durante a missão, jatos dos Países Baixos e da Bélgica revezam as tarefas, operando a partir das suas bases nacionais para garantir a segurança do espaço aéreo BENELUX. Até 09 de maio, os jatos holandeses assumirão pela primeira vez esta missão com seus modernos F-35. Os jatos estão prontos em poucos minutos para serem lançados sob as regras de Policiamento Aéreo da OTAN para responder a aeronaves não identificadas ou outras situações no espaço aéreo dos três Aliados ocidentais.

Os F-35 estão voando a partir da Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda, controlada pela Estação de Controle de Operações Aéreas em Nieuw Milligen, que está integrada nos arranjos de Policiamento Aéreo de toda a aliança militar, através do Centro de Operações Aéreas Combinadas Aliadas em Uedem, Alemanha.
 
Pilotos podem ser alertados para interceptar aeronaves 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foto: OTAN.
Pilotos podem ser alertados para interceptar aeronaves 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foto: OTAN.

Os Países Baixos destacaram os seus F-35 para a missão reforçada de Policiamento Aéreo da OTAN em Malbork, Polónia, em 2023, e os caças furtivos voam regularmente em treinamentos com países da OTAN e nações parceiras.

A Força Aérea Belga, que logo deve receber seus próprios F-35, forneceu interceptores para o Policiamento Aéreo BENELUX. Seus caças F-16 estão estacionados nas bases aéreas Kleine-Brogel e Florennes. A missão na Bélgica é controlada pelo Centro de Controlo e Relatórios de Beauvechain e também integrada nos acordos da OTAN.
 
Desde janeiro de 2017, o Policiamento Aéreo BENELUX para o espaço aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo significa que o Componente Aéreo Belga e a Força Aérea Real Holandesa estão se revezando para garantir que os caças QRA (I) estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por dia. semana e 365 dias por ano no âmbito do Sistema Integrado de Defesa Aérea e Mísseis da OTAN.
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Holanda, OTAN, usaexport