Advertisement

FAA proíbe sobrevoo da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia por companhias aéreas dos EUA

American Airlines Rio de Janeiro

Nesta última quinta-feira (24) a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) proibiu as companhias aéreas norte-americanas de sobrevoar a Ucrânia, Bielorrússia e partes do oeste da Rússia.

De acordo com a FAA, que emitiu o aviso por um NOTAM, a medida é para reforçar a segurança das operações aéreas, após a Moldávia, Ucrânia fecharem todo o seu espaço aéreo, seguido da Bielorrússia e da Rússia, que fecharam parcialmente.

“Antes das restrições de hoje, a FAA proibia operações em uma região no leste da Ucrânia”, acrescenta a FAA. “Essas restrições não se aplicam a operações militares.”

Atualmente, não há companhias aéreas de passageiros dos Estados Unidos voando diretamente dos EUA para esses três países. A única que realiza voos entre a Rússia e os EUA é a Aeroflot, com 12 voos semanais entre Moscou e aeroportos nos EUA, como JFK em Nova York, Miami, Washington Dulles e Los Angeles.

Os EUA, no entanto, não proibiram os voos da estatal Aeroflot em seu espaço aéreo, como fez o Reino Unido nesta última quinta-feira (24).

Apesar de não afeta as aéreas dos EUA imediatamente, a medida da FAA pode afetar futuras operações cargueiras das aéreas do país.

Além disso, o presidente Joe Biden impôs novas sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia. Essas sanções prometem “degradar sua indústria aeroespacial, incluindo seu programa espacial”.

 

Via FlightGlobal.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: FAA, Guerra, Proibição, Rússia, Ucrânia, usaexport