Advertisement

FAA registra maior número de ataque de laser contra aeronaves na história

Laser Aeronaves

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) registrou em 2023 o maior número de ataques de laser contra aeronaves na história. O órgão regulador recebeu 13.304 relatórios de pilotos no ano passado, um aumento de 41% em relação ao período anterior. 

A informação vem dias depois que uma base da Força Aérea dos EUA na Inglaterra emitiu uma nota pública, alertando sobre os riscos do apontamento de lasers contra aeronaves. 

A FAA está comprometida em manter o sistema de transporte aéreo mais seguro do mundo. Apontar um laser para uma aeronave é um sério risco à segurança que coloca em risco todos os que estão no avião e no solo”, disse o administrador da FAA, Michael Whitaker, enfatizando que a entidade “leva essas ameaças muito a sério.”

Dos mais de 13 mil incidentes, 34 causaram ferimentos à visão dos pilotos. O alto número também se traduz em 36.4 ocorrências ao dia, segundo os dados da própria FAA.

A FAA trabalha ao lado das forças de segurança, locais e federais, para punir os infratores. Pessoas que direcionam lasers para aeronaves enfrentam multas de até US$ 11.000 por violação e de até US$ 30.800 por múltiplos incidentes com laser. Os infratores também podem enfrentar penalidades criminais de agências de aplicação da lei.

“Como muitos crimes, há necessidade de educação, divulgação e cooperação por parte do público para lidar com este risco de segurança. Incentivamos você a relatar ataques de laser à FAA por meio de nosso site ou à agência local de aplicação da lei”, disse Whitaker.

Apontar lasers intencionalmente para aeronaves representa uma ameaça à segurança dos pilotos e viola leis federais dos EUA. Muitos lasers de alta potência podem incapacitar os pilotos que voam em aeronaves que podem transportar centenas de passageiros, bem como causar danos permanentes à visão, oferecendo riscos aos tripulantes, passageiros e a quem vive perto do trajeto de baixa altura das aeronaves. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias, Outros

Tags: FAA, Laser, usaexport